Gazeta Itapirense

Mirlene Picin – Podium Duplo no final de semana

No retorno às corridas de rua e montanha, Mirlene Picin vence duas provas no mesmo final de semana.

Com o novo cenário pós pandemia, os eventos esportivos estão retornando aos poucos no estado de SP e em todo o Brasil.
As provas estão sendo realizadas com número reduzido de participantes, protocolos de higiene, largadas com distanciamento, sem cerimônia de premiação, tudo para evitar aglomerações e aos poucos trazer de volta o esporte para atletas profissionais e amadores.

Diante deste “novo normal” Mirlene Picin venceu duas competições de corrida no final de semana passado.
No sábado 28, fez o melhor tempo na Batalha do Mairiporã. Corrida de Montanha de 12km com largada e chegada no Clube de Campo da cidade de Mairiporã. A prova tem um perfil altimétrico exigente, com quase 900m de altimetria acumulada, sendo o ponto mais alto de passagem dos atletas o Pico do Olho D’Agua.
Mirlene Registrou o tempo de 1h 21min e 40 seg no sábado, 10 segundos mais rápida do que a segunda colocada que competiu no domingo. Esse formato causa estranhamento no primeiro momento, mas é como a organização do evento tem conseguido aprovar os protocolos de segurança e distanciamento. Os atletas tem o sábado e do domingo durante todo o dia para largar e competem contra o relógio.
Quem larga no domingo tem a vantagem do conhecer o melhor tempo realizado no dia anterior. Também há influencia climatica. No sábado competiram embaixo de chuva forte, muita lama e temperatura mais fria. O Domingo foi completamente oposto.

Durante os 2 dias de prova, cerca de 250 atletas competiram.

Já no domingo, Mirlene competiu em um evento totalmente diferente, sendo 5km de corrida de rua, realizado no City America, Parque Toronto, na cidade de São Paulo.
A mogimiriana foi novamente a campeã, desta vez com largada de todos os atletas juntos de maneira convencional,  mas com máscaras no inicio da competição.
Mirlene cruzou a linha de chegada em 20 min e 39 seg. 2 minutos e 50 segundos a frente da segunda colocada.

A corrida no lugar do ski
Este ano de 2021, o foco da atleta é no ski. Mas com a impossibilidade de competir na neve nestes meses de agosto e setembro, a mogimiriana usou as corridas como treinamento e exercício de competição.
” O planejamento desde o inicio do ano, era de competir no sulamericano de ski cross country e biathlon, ambos esportes olimpicos de inverno, nas etapas do Chile e da Argentina, mas a pandemia e as fronteiras fechadas, me impossibilitaram de competir. No Chile, todos os eventos foram cancelados, mesmo para os atletas chilenos. Já na Argentina, só quem vive no país pode competir. Minha última largada foi em 27 de fevereiro, no mundial de ski nórdico na Alemanha. É muito tempo sem competir, por isso utilizo as corridas de rua e montanha. Era assim antes mesmo da pandemia, entre um inverno e outro, uma maneira que funciona para me manter motivada e com foco.”

“Largar em 2 dias consecutivos ou mais, é comum pra mim, já que no ski, as competições sempre acontecem com várias provas dentro do mesmo evento e em dias consecutivos também.”

As próximas competições da atleta acontecem na cidade de São Carlos, de 14 a 19 de setembro, sendo a primeira etapa do circuito brasileiro de rollerski 2021. O evento, que é a versão de verão do esporte de neve ski cross country, acontece no Brasil desde o ano de 2015. Neste ano de 2021, a primeira etapa que deveria ter acontecido em julho, foi adiada para setembro por conta da pandemia.

Patrocinio:
Mauricio de Sousa Produções
Cortag Brasil
TM Racing Motos Brasil
First Boutique Imobiliária
Hospital 22 de Outubro

Apoio
Planeta Plantar
Mediphacos

Imagens: Arquivo Mirlene Picin

Compartilhe
error: