Gazeta Itapirense

Meio ambiente: SAMA realiza 2ª Audiência Pública

Foi realizada na Câmara Municipal a 2ª Audiência Pública do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do município. As explanações foram conduzidas por Camila Bonelli de Milano, gestora e educadora ambiental e orientadora do Polo Univesp, e Anderson Martelli, biólogo e diretor da SAMA (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente).

O vice-prefeito Mário da Fonseca fez a abertura da audiência e destacou a importância desse plano para o município, tendo em vista que ele identifica o tipo e a quantidade de resíduos sólidos gerados em toda a cidade e indica as práticas ambientalmente corretas para o manejo, acondicionamento, transporte e disposição final. “É um fato histórico na política ambiental da nossa cidade porque pela primeira vez Itapira terá um Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos que é uma exigência federal desde 2010. Essa foi uma das nossas propostas de Governo e estamos cumprindo”, declarou Fonseca.

Logo após a abertura, Martelli e Milano discorreram sobre as informações contidas no documento que incluem o cenário atual com dados populacionais do município e demais dados do censo demográfico, hidrografia, classificação dos resíduos, diagnóstico dos dados coletados, a metodologia empregada na elaboração desse plano e também os indicadores estratégicos incorporados e as metas de curto, médio e longo prazo. Também houve espaço para esclarecimento de dúvidas dos participantes.

“Devido à importância dessa temática e o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, lei nº 12.305/10), legislação que orienta o processo de gestão de todos os tipos de resíduos sólidos para o Brasil, o município de Itapira tem se debruçado para que a 1ª versão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos seja finalizada e implementada, viabilizando, assim, o processamento e destinação final ambientalmente adequada para todos os tipos de resíduos”, afirmam Milano e Martelli.

Dando transparência a todo o processo junto à sociedade civil, a versão preliminar do plano foi disponibilizada no site da Prefeitura e pode ser acessada através do link https://itapira.sp.gov.br/pagina/plano-municipal-de-gestao-integrada-de-residuos-solidos/161. Neste mesmo endereço há, desde julho de 2023, um formulário para participação da sociedade com sugestões e opiniões sobre esse documento.

Compartilhe
error: