Gazeta Itapirense

Lutando contra o câncer, mulher pede ajuda para comprar bolsa de colostomia

Em 2020 a vida de Silmara Aparecida Frois virou de ponta cabeça quando foi diagnosticada com câncer no intestino e fígado, isso quando tinha 45 anos de idade.

De lá pra cá sua luta diária contra essa doença terrível teve capítulos de muita dor e de vitórias também, apesar de tudo.

Já em 2020 começou o tratamento e, em março de 2021, ela fez uma cirurgia para a retirada do tumor. Mas em setembro do mesmo ano a doença voltou e pegou uma parte do útero.

“Comecei o tratamento de novo, e no dia 5 de maio de 2023 fiz uma outra cirurgia, quase morri porque foi uma cirurgia muito grande, ela tirou meu útero, uma parte do intestino de novo, daí precisei começar usar a bolsa”, contou.

Nesta intervenção médica foram tirados tumores, mas do fígado não deu, porque não ia aguentar a cirurgia. “Após a cirurgia, comecei a fazer quimio novamente e faço até hoje de 15 em 15 dias no Hospital Tabajara, em Mogi Guaçu”, frisou.

Bolsa de colostomia

Quando começou a usar a bolsa de colostomia, Silmara acabou não se adaptando com a fixa, que é fornecida pela Rede Municipal de Saúde, por isso teve que fazer o uso da descartável: “eu tentei usar a fixa mas não consegui, por isso optei pela descartável”, explicou

O custo da bolsa descartável acaba sendo alto, para se ter uma ideia uma embalagem que dura 15 dias custa perto de R$ 700,00. Por isso Silmara resolveu gravar um vídeo pedindo ajuda da população para a compra de mais bolsas descartáveis de colostomia.

Compartilhe
error: