Gazeta Itapirense

Lotado, Cemitério da Saudade tem mais de 400 túmulos abandonados

Fundado em 1890, portanto com 132 anos, o Cemitério da Saudade de Itapira está há alguns anos com sua capacidade esgotada. São 4.925 jazigos. Até 1906 nossa ‘última morada’ só recebia crianças, situação que mudou a partir deste ano, quando adultos também passaram a ocupar o local.

Não é que não se pode sepultar mais ninguém por lá, o que não se consegue é abrir novos espaços para isso.

O que ocorre hoje é o remanejamento de familiares dentro da sepultura existente.

Por outro lado, existem mais de 400 túmulos em situação de abandono, quase 10% do total. Alguns com identificação, outros sem.

Nossa reportagem entrou em contato com o administrador de Cemitérios e Velórios, José Airton Borsato, para saber se existe ou não alguma lei que possa ser aplicada para que os jazigos abandonados sejam adquiridos por outras pessoas.

Cemitério da Saudade tem mais 400 túmulos abandonados

“O que sabemos hoje é que os espaços são perpétuos, portanto não se pode mexer. Mas existes cidades que buscaram na Justiça a desapropriação de jazigos em situação de abandono. A capital paulista mesmo buscou esta saída”, esclareceu Borsato.

Entre estes mais de 400 túmulos abandonados, Borsato destacou que muitos não têm nem identificação da família que seria a ‘proprietária’ do espaço.

Compartilhe
error: