Gazeta Itapirense

Leandro Sartori mobiliza população por Instituto Federal

Na segunda-feira, 06, as redes do vereador Leandro Sartori se agitaram com o início de uma mobilização por um Instituto Federal em Itapira. Ele criou um abaixo assinado que teve a chancela de centenas de pessoas.

A ideia se consolidou depois de uma reunião realizada em Brasília — durante o período em que esteve na capital acompanhado da ex-vereadora e advogada Sônia Recchia — com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques Ferreira. Na ocasião, apresentou-lhe um ofício que detalha a situação de ensino superior em nossa microrregião e defendeu a criação de um Instituto Federal na cidade.

Importante projeto foi debatido em Brasília durante audiência

Depois de discussão aprofundada sobre o assunto na reunião, o secretário afirmou ser relevante e possível uma unidade em nossa microrregião, dada a baixa cobertura de ensino superior nesta localidade. Ainda segundo ele, o Ministério da Educação prevê a instalação de novos IFs por todo o país, o que favorece a reivindicação de Sartori, ainda que não pudesse haver nenhuma garantia de sua consolidação. Porém, para que esse estudo pudesse ser efetivamente iniciado pelo Governo Federal, o município deveria inscrever o projeto até o dia 10/11 — tarefa competente somente ao poder executivo.

Com isso, o mandato de Leandro decidiu iniciar, na última semana de inscrições, uma campanha a fim de confirmar o interesse da população pela pauta e pressionar a prefeitura pela inscrição do projeto. “Temos noção da importância de um Instituto Federal para o município. Ele muda a cara de uma cidade. O sucesso do abaixo-assinado mostra que a população de Itapira está interessada em educação de qualidade e novas oportunidades”, comentou o vereador.

O site do parlamentar serviu de suporte para a coleta de assinaturas e a elaboração de um abaixo-assinado, enquanto seus perfis nas redes sociais se colocaram como um espaço de debate, demonstração de apoio e propagação orgânica da campanha. A adesão foi expressiva, chegando a quase 600 assinaturas, e ilustrou a relevância que uma instituição pública de ensino superior em Itapira teria para a população local e de cidades vizinhas. Sartori oficiou à prefeitura com as assinaturas coletadas, mas, até o momento, a gestão não se manifestou sobre o assunto.

Compartilhe
error: