Gazeta Itapirense

Lançadas as bases para serviço de acolhimento familiar

 

Com uma solenidade que reuniu cerca de 70 pessoas na noite da última terça-feira, no salão do Tribunal do Júri do Fórum local, a Secretaria de Promoção Social fez o lançamento do programa EntreLaços, que pretende dotar a cidade dentro de pouco tempo, de um serviço de acolhimento familiar respaldado em Lei, voltado para crianças e adolescentes.

A cerimônia teve início às 19h00 e atraiu autoridades diversas e pessoas que militam na área de assistência social, especialmente aquelas que se ocupam dos problemas da infância. Destaque também para duas convidadas especiais, a Promotora de Justiça Andrea dos Santos Souza, atualmente lotada em Campinas e a assistente social Jane Valente, Mestre e Doutora em Serviço Social pela PUC de São Paulo, especialista em violência doméstica contra a criança e o adolescente.

Quem fez a abertura da cerimônia foi a Secretária de Promoção Social Regina Ramil Marella, a qual, fez uma explanação a respeito da importância do programa em gestação. Ela destacou que em toda região, Itapira é a segunda cidade da região metropolitana de Campinas a investir em um programa com esta finalidade. A outra é exatamente Campinas.

A Promotora Andrea falou depois, destacando a expertise adquirida aqui mesmo em Itapira na lida com o tema, quando atuou no MP local no início da década de 1990 e teve participação fundamental na implantação da Casa Transitória Flávio Zachi, entidade de acolhimento institucional que tem fundamental importância na cidade para recepcionar crianças e adolescentes afastadas por medida judicial de seu lar de origem. Ela elogiou o trabalho realizado para priorizar políticas públicas nessa área, destacou a importância dessa modalidade de acolhimento e do impacto positivo que ele causa na vida de crianças e adolescentes que precisem receber esse tipo de atendimento.

 

Cereja do Bolo

 

A cereja do bolo do encontro foi a palestra da Dra. Jane. Ela discorreu a respeito de diversas experiências não só no Brasil, mas até de outros países que investem energia e recursos no acolhimento de suas crianças que tem no lar de origem uma fonte de ameaça. De uma certa forma, a convidada cuidou de dar uma injeção de ânimo nas autoridades e principalmente, nas profissionais que terão incumbência em ir a campo para colocar em prática o programada, dada as dificuldades que esse tipo de atendimento costuma impor.

Regina Marella considerou que o evento superou as expectativas iniciais “Tanto pela qualidade das discussões, quanto pela participação como também pelo interesse e palavras de apoio e incentivo vindas das diferentes representações que lá estiveram”. Considerou ainda que o objetivo principal do encontro, o detalhamento das próximas etapas do programa “Foi bem aceito e compreendido frente sua importância”, e que, principalmente, terá segundo crê, um tratamento prioritário por parte da atual administração municipal.

Dra. Jane deu uma injeção de ânimo na equipe que vai colocar o programa em prática

Compartilhe
error: