Gazeta Itapirense

Janeiro já tem quase 1.200 infectados com covid e mês pode registar recorde negativo

 

Em comparação com os números de ontem, segunda-feira, 24, o boletim diário da covid trouxe nesta terça-feira,25, um número bem menor de novas infecções. Foram anunciados 59 novos casos nesta terça, contra 142 no boletim de ontem, fato que pode ser explicado pelo fato da segunda-feira vir com os números registrados no final de semana.

Com mais estes 59 casos, a cidade está a exatos 280 do recorde registrado em um único mês, ocorrido em junho do ano passado com 1.457 casos positivos. Foi um trimestre particularmente desafiador para os profissionais da linha de frente no enfrentamento da doença, com explosão de casos, internações e óbitos. Maio teve 1.050 novos casos, enquanto que julho registrou 961. A partir daí o número de novos casos foi se reduzindo até chegar a 13 durante o mês de novembro.

Especialistas atribuem ao relaxamento das regras de distanciamento, no uso de máscaras, higienização inadequada das mãos e principalmente a volta das aglomerações como causas da nova onda, agravada pelo espalhamento da variante ômicron. Menos mal que o surgimento desta nova onda tenha chegado sem pressionar o atendimento de saúde como ocorreu a partir do início do segundo semestre do ano passado, por causa do sucesso da campanha de vacinação, que atingiu nesta terça-feira a casa de 85,1% de itapirenses vacinados com pelo menos uma dose do imunizante.

A Secretaria municipal de Saúde diz que faltam resultados oficiais divulgados pelo Instituto Adolfo Lutz (que concentra a demanda de dezenas de municípios de toda a região) para dar veracidade à essa suspeita, mas que a se julgar pelo avanço da mova cepa em todo Estado de São Paulo, é crível que boa parte, senão a maior parte das novas contaminações aqui na cidade, seja causada também pela nova variante.

Número de casos positivos cresce, mas sem pressionar sistema hospitalar como ocorreu em 2020

Compartilhe
error: