Gazeta Itapirense

Itapirense encara seletiva de natação por vaga olímpica

O nadador itapirense Conrado Coradi Lino, de 25 anos, inicia nesta segunda-feira, a luta por um sonho que acalenta desde que decidiu se tornar um nadador de alta performance: disputar uma Olimpíada.

Ele embarcou no sábado para o Rio de Janeiro, ao lado do coordenador técnico da equipe Free Play/Sejel (de Mogi Mirim), Ricardo Antônio Martiniano onde participa de segunda, 19, até sábado 24, da Seletiva Olímpica Brasileira – Tóquio 2020 (2021), que vai reunir no Parque Aquático Maria Lenk, os melhores atletas brasileiros em atividade.

Se nada de anormal ocorrer, os Jogos Olímpicos de Tóquio – que deveriam ter sido realizados no ano passado mas foram cancelados por causa da pandemia da covid-19 – estão agendado para ocorrer entre julho e agosto deste ano.

Conrado, um dos dois filhos da empresária do setor de hotelaria Flávia Coradi, é o único competidor em toda a região com chances reais de disputar a principal competição esportiva do planeta. “Elaboramos um cronograma de treinamento que iremos colocar em prática assim que já estivermos no Rio de Janeiro”, revelou o treinador.

Conrado é especialista nos 400 e 200 metros Medley e vai para a piscina já na manhã desta segunda

Conrado falou das dificuldades de treinar em um período “fora da curva”, por causa das medidas de isolamento e distanciamento social. “Sem dúvida alguma, o fato de não ter as competições que estávamos acostumados foi o fator que nos tirou mais da zona de conforto. Para piorar, aqui em São Paulo, na reta final, ficamos sem torneios, mas outros estados tiveram. Mas, quem briga por vaga olímpica, tem que passar por cima de todos os obstáculos e foi assim que procuramos nos preparar adequadamente”, comentou.

Nesta última semana antes da Seletiva Brasileira, o nadador entrou em uma fase que pode ser chamada de descanso, apesar de intensa. Se em outras semanas encarava 15 mil metros de braçadas diárias, nesta última, a média foi de 8 mil. Conrado será um dos 103 competidores que disputarão, no Maria Lenk, as vagas na seleção nacional. Só para se ter uma ideia da dificuldade de participar da seletiva, basta dizer que Cesar Cielo, campeão olímpico em 2008, não está entre os relacionados e, consequentemente fora dos Jogos de Tóquio.

Agenda

A seletiva abre com o 400 metros medley masculino (uma das especialidades de Conrado Lino), em que só seis atletas disputarão as eliminatórias. Mesmo assim, está mantido o esquema de eliminatória e final e só os tempos das finais valem como índice.

Conrado é um destes seis atletas na batalha de segunda, 19. Ele irá disputar duas vagas com Brandonn Pierry Cruz de Almeida (Sesi-SP), Stephan Alexander Steverink (Flamengo-RJ), Leonardo Coelho Santos (Pinheiros-SP), Icaro Ludgero Pereira (Fluminense-RJ) e Bruce Hanson Almeida (Paineiras-SP).

Já na terça, 20, será a vez de encarar os 200 livres, que reunirá um total de 16 competidores. Na sexta-feira, 23, Conrado nadará os 200 medley, prova que tem nove atletas inscritos. Para fechar, no sábado, 24, ele participa da seletiva dos 50 livres, que conta com 20 nadadores confirmados. “O nosso foco está nas provas de medley, que são as que venho obtendo melhores resultados nos últimos anos. Mas, o trabalho foi focado para todas as provas e vamos com foco total nas quatro disputas”, confia o nadador.

O trabalho da Free Play é desenvolvido com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Mogi Mirim, Colégio Conectado, Gonçalves Avenida Society, Ótica Líder, Sucos Alvorada, Tradibom e VSwim e apoio do Laboratório 22 de Outubro e da Clínica Vitallis.

BandSport

A BandSports fará a transmissão dos seis dias de finais da Seletiva Olímpica Brasileira. Por mais de uma década, o SporTV realizava as transmissões no Brasil. Porém, o canal de esportes do Grupo Bandeirantes tem experiência, com recentes exibições de torneios internacionais da modalidade. Outra opção para quem quiser assistir é o Canal Olímpico, que irá exibir as provas junto com a TV CBDA. A geração será da TVN Sports, que fará a transmissão de todos os seis dias, tanto das eliminatórias quanto das finais. Além disso, uma novidade para o fã de natação será o chamado “Pré-Show” antes das finais e a transmissão das entrevistas coletivas ao final.

 

Covid

Respeitando o item 3.1 do boletim 040/2021, a CBDA abrirá uma nova oportunidade para atletas que testarem positivo para Covid-19 tentarem suas classificações para os Jogos Olímpicos de 2021. Do dia 19 de março – data inicial para o salvo-conduto estabelecido pela Confederação – até o momento, sete atletas testaram positivo e farão suas seletivas posteriormente. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos estabeleceu que esta nova oportunidade para os atletas que testarem positivo será no Parque Aquático Maria Lenk, no dia 12 de junho. A definição, porém, depende da aprovação da Federação Internacional de Natação, o que deve ocorrer em breve.

 

 

 

 

Compartilhe
error: