Gazeta Itapirense

Itapira unida contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes  

Sábado, dia 18 de maio, foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.  A data tem o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade na proteção e garantia de direitos dos menores.

Em Itapira ocorreu uma ação organizada pela Secretaria de Promoção Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itapira (CDCA) e pelo Conselho Tutelar de Itapira. O evento aconteceu das 09h00 às 12h00 na Praça Bernardino de Campos e contou com exposições de trabalhos das crianças e adolescentes atendidos pelos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), além de distribuição de pipoca e algodão doce.

Segundo Beatriz Brandão, presidente do CMDCA, a campanha tem grande importância para a sociedade: “As equipes do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e dos CRAS trabalharam este tema com as crianças e adolescentes durante todo o mês de maio. Mais importante que falar com os adultos, é conscientizar a criança do que é exploração e das diversas formas de abuso para que ela sinta-se segura em relatar um possível abuso a alguém de sua confiança. Esta campanha representa um processo de conscientização para além do dia de hoje e reflete de forma positiva durante todo o ano”, destacou.

A cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% tem entre 1 a 5 anos de idade. Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no nosso país e há dados que sugerem que somente 7,5% dos dados cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números na verdade são muito maiores. Nesse sentido, a coordenadora do CREAS, Silvia Rocha Carvalho enfatizou que equipamento, além de realizar o acolhimento das vítimas, tem como dever conscientizar a população para prevenir esse tipo de violência, que infelizmente é muito comum em nossa sociedade.

O Prefeito Toninho Bellini, que esteve presente no local, destacou que a cidade prioriza o bem estar das crianças e adolescentes, e disse: “É evidente nosso trabalho com as crianças em todas as esferas da nossa cidade. Eventos como esse são muito importantes para que haja engajamento de toda a sociedade e para que juntos, todos possam combater esse tipo de violência”.

As suspeitas de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes devem ser denunciadas através do “Disque 100”. A Guarda Civil Municipal de Itapira também está preparada para atender a este tipo de ocorrência através do telefone 153.

 

Compartilhe
error: