Gazeta Itapirense

Itapira tem pelo menos 6 nomes cotados para disputar eleição a prefeito

O ano de 2024 chega e o pensamento de muitos está voltado para a eleição municipal de outubro. Pelo menos seis nomes estão sendo cotados para a disputa que promete ser uma das mais emocionantes dos últimos tempos.

Toninho Bellini, José Natalino Paganini, Dr. Newton Santana, Noé Massari, Sônia Récchia e Firmino Sanches estão entre os mais cotados para entrar no páreo.

O atual prefeito Toninho Bellini é o nome incontestável pelos lados da situação. Ele, que assumiu em meio à pandemia de Covid-19, passou todos os percalços do período e investiu bastante em vários setores da administração. Dentro de seu grupo nem se cogita outro nome, já que Bellini vem deixando claro que irá tentar seu 4º mandato que, se for alcançado, o coloca na história como o único a ser eleito em quatro eleições.

Pelos lados da oposição Paganini vem trabalhando forte para viabilizar seu nome. Tem a seu favor seu carisma e marcas importantes alcançadas em seus dois mandatos. Agregador nato, Paganini traz também em seu currículo político a façanha de ter vencido Toninho Bellini em 2016.

O médico Newton Santana tem tido seu nome lembrado ao longo dos últimos quatro anos justamente por ter sido o nome do grupo liderado pelo deputado Totonho Munhoz em 2020. Apesar da derrota, Dr. Newton saiu bem avaliado do pleito que foi decidido muito pelo desgaste natural do então grupo político que estava no poder.

Quem também está no ‘radar’ para buscar a cadeira maior da rua João de Moraes é o ex-vereador Noé Massari. Político matuto e conhecedor dos meandros da Câmara dos Vereadores e do Paço Municipal, Massari vai buscar tirar votos dos dois lados, bellinista e munhozista. Foi secretário de Toninho Bellini durante quase três anos e tende a buscar os votos dos bolsonaristas de Itapira.

Outro que não quer deixar o cavalo passar arriado é o ex-vice-prefeito Firmino Sanches. Para várias pessoas próximas Firmino já confirmou que vem buscando formar um grupo para as eleições de outubro. É outro possível candidato que tem ligação com a ala bolsonarista da cidade.

Pelos lados da esquerda do município o nome que vem ganhando força é o da ex-vereadora Sônia Récchia. Apesar de estar sem mandato desde 2012 ela não deixou de militar na política local e atuar em várias frentes populares. Petista histórica, há quem aposte que Sônia Récchia poderá ‘surfar’ em uma possível crescente aprovação do governo do presidente Lula, onde tem vários vínculos e acesso aos mais altos escalões. O mais provável é que terá apoio do PSOL, do vereador Leandro Sartori.

Outros nomes

Além dos nomes citados acima, muito se fala de pessoas que poderiam disputar o posto de prefeito de Itapira em 2024 mas que preferem ficar de fora.

A empresária Maria Ângela Nogueira, diretora do Grupo NB (JF Máquinas e Nogueira Máquinas Agrícolas), é considerada a pessoa capaz de unir a cidade e acabar de uma vez por todas com a rincha política que dura décadas. É tida também como imbatível contra qualquer candidato. Mas, segundo fontes consultadas, já descartou ser candidata em outras ocasiões.

Outro empresário sempre citado e sondado é Cristiano Guzeloto, diretor da Micropack. Muito querido por todos que o conhecem e conciliador, Cristiano se destaca como administrador hábil e correto. Além de tudo isso, é um incansável apoiador de várias entidades de Itapira e também de fora daqui. Mas é outro que, segundo fontes próximas, sempre disse ‘não’ quando procurado para disputar o posto de prefeito.

Nunca é bom esquecer do deputado Totonho Munhoz. Apesar de ter até chamado uma entrevista coletiva para afirmar que não existe possiblidade nenhuma de ser candidato a prefeito este ano, sempre vê seu nome cogitado para a disputa. Munhoz disse inclusive que pretende se meter o mínimo possível no pleito de outubro, deixando o próprio grupo político chegar a um consenso. Mas, quem convive ou conviveu ao seu lado, aposta que seu grande sonho é encerrar sua trajetória política do jeito que começou em 1976: prefeito de Itapira. Até o momento Totonho Munhoz nega veementemente a possibilidade.

Vice

Se os nomes de candidatos a prefeito podem chegar a 6, o posto de vice-prefeito não fica atrás.

Mário da Fonseca, atual vice, Regina Ramil (secretária de Promoção Social) e Beth Manoel (vereadora) estão sendo cotados para concorrerem ao lado do prefeito Toninho Bellini. Há quem afirme que o atual prefeito queira dar preferência para uma mulher ao seu lado na ‘cabeceira’ da chapa.

Pelos lados da oposição o que não faltam são nomes: Elias Orcini (foi vice do Dr. Newton em 2020), Caio Sampaio (da LavMix), Djalma Oliveira (da Renascer e filho do ex-vereador Dirceu de Oliveira), Mauricio Cassimiro (ex-vereador) e Sandro Pio (assessor e homem de confiança de Munhoz).

Basta agora esperar para ver como tudo isso vai terminar, se de fato o leque de opções será mais abrangente, ou se no final restarão apenas as duas forças políticas donas do poder político de Itapira há inacreditáveis 48 anos: munhozistas e bellinistas.

Compartilhe
error: