Gazeta Itapirense

Itapira realiza mais de 200 mamografias por mês em aparelho próprio

Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Itapira – através da Secretaria de Saúde – promove a prevenção ao câncer de mama oferecendo a mamografia de rastreamento uma vez ao ano para mulheres de 50 a 69 anos ou fora dessa faixa etária mediante solicitação médica.

Em média, ao mês são realizadas de 200 a 230 exames no mamógrafo do município que está instalado em sala própria no Hospital Municipal. Com agendamentos diários, os exames são solicitados pelas Unidades Básicas de Saúde.

Ao longo do ano passado foram 1.664 mamografias realizadas no aparelho municipal. “Hoje nós não temos demanda reprimida para esse exame graças a esse atendimento diário em nosso mamógrafo. Isso é muito importante porque estamos falando da prevenção de um dos tipos de câncer mais comuns em mulheres”, afirmou o prefeito Toninho Bellini.

Prefeito Toninho Bellini destacou importância dos exames

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), alguns tipos de câncer de mama têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico. Os principais exames preventivos são o autoexame das mamas e a mamografia. Quando há necessidade, o médico também solicita a ultrassonografia das mamas e esse exame também é agendado no Hospital Municipal.

Em março, a Secretaria de Saúde reforçou a campanha de prevenção nas Unidades Básicas de Saúde com agendamentos de mamografia e realização do exame de Papanicolau nas mulheres, de acordo com a faixa etária priorizada pelo Ministério da Saúde.

Compartilhe
error: