Gazeta Itapirense

Itapira: Quase metade dos infectados por Covid tem menos de 40 anos

Dados divulgados na terça-feira pela assessoria de comunicação da prefeitura traz um novo elemento quanto à forma como os números da pandemia em Itapira passam a ser apresentados. Segundo o boletim, a maior incidência de casos positivos se concentra na faixa etária dos 20 aos 39 anos (45,6%).

Contudo, a maior taxa de letalidade está na faixa etária dos 60 aos 89 anos (73,5%), elementos que demonstram com clareza um fenômeno que já vinha sento intensamente apontado pelos especialistas como causa principal da elevação absurda do número de casos em todo o Brasil a partir de novembro do ano passado, os mais jovens estão levando a doença para dentro de suas casas e oferecendo riscos aos moradores do grupo de risco.

O novo formato deixa de trazer o total de notificações para reforçar dados como total de infectados, total de recuperados, casos descartados e total de casos em 24 horas. Na segunda-feira a cidade havia ultrapassado a marca das 9 mil notificações desde que surgiram os três primeiros casos suspeitos em 17 de março do ano passado. No ritmo de contágio atual (foram 36 novos casos nas últimas 24 horas) deverá atingir 3.000 casos ainda em fevereiro, ou seja, antes de completar um ano do surgimento dos primeiros casos. No boletim da prefeitura eram até ontem, terça-feira, 2.585 casos confirmados da doença, com 2.435 pacientes recuperados e 6.398 casos descartados.

Movimento no ambulatório de síndromes gripais cresceu muito neste início de ano

Recorde

O momento atual é ainda mais preocupante se for levado em conta que no último final de semana foram registrados 52 casos em 24 horas. O total ficou muito perto do recorde de casos positivos registrados em um único dia, ocorrido também em um final de semana, de 08 (sábado) para 09 (domingo) de agosto com 60 casos confirmados.

 

 

Compartilhe
error: