Itapira é vice regional no índice de progresso social
O município de Itapira ficou em segundo lugar no Índice de Progresso Social (IPS) regional de 2024, atingindo um escore de 66,49 de 100 possíveis, ficando na 220ª posição dentre os 5570 municípios brasileiros.
No estado de São Paulo, Itapira ficou na posição de número 121 das 645 cidades paulistas. A primeira posição, tanto em São Paulo quanto no Brasil, ficou com o município de Gavião Peixoto, com escore de 74.49.
No contexto da região da Baixa Mogiana, o desempenho de Itapira somente ficou abaixo do de Mogi Guaçu, que obteve escore de 66,79, mas acima de Mogi Mirim (66,39) e de Espírito Santo do Pinhal, que atingiu um escore de 63,6 pontos.
O IPS de Itapira foi considerado relativamente forte (cor azul) e embora não seja uma competição, o índice define a situação do município em relação ao desempenho com base inteiramente em resultados sociais e ambientais, e não propriamente econômicos.
Foram avaliados de forma bem ampla fundamentos de necessidades humanas básicas, de bem-estar e de oportunidades, além de tópicos como acesso ao conhecimento, saúde, direitos individuais, moradia, saneamento, renda per capta, dentre outros parâmetros socioambientais importantes.
Estes dados podem contribuir para a implementação de ações de políticas públicas e privadas destinadas à diminuição da desigualdade social.
O resultado pode ser conferido por meio deste link (https://ipsbrasil.org.br/explore/scorecard/SP/3522604)