Gazeta Itapirense

Intercâmbio leva aluna da Fatec de Itapira para Chicago, nos EUA

Em uma jornada repleta de desafios e descobertas, a estudante Marina Pereira dos Reis Rodrigues, do sexto semestre do curso de Gestão da Produção Industrial da Fatec de Itapira “Ogari de Castro Pacheco”, embarcou em uma experiência única de intercâmbio.

A jovem de 21 anos, motivada por um desejo de amadurecimento e enfrentamento de novos desafios, encontrou na oportunidade a chance de expandir seus horizontes e embarcou no dia 10 de fevereiro, rumo a Chicago, nos Estados Unidos, onde está estudando na renomada escola ELS Language Centers.

Essa é a primeira vez que a estudante enfrenta uma viagem sozinha e internacional. A estudante relata que a adaptação não tem sido fácil, mas destaca que essa experiência está transformando sua perspectiva de vida, proporcionando um crescimento pessoal e profissional. “Essa é a primeira viagem que faço sozinha e a primeira vez saindo do país. Acredito que já de para ter uma noção da aventura. Eu sempre tive muita proteção, meus pais, que sempre me disseram ter me criado para o mundo, porém eu sempre pensei que nunca enfrentaria o mundo sem eles. Resumindo, o intercâmbio é um desafio extremo, aqui as emoções florescem mais, oscilam o tempo todo. A saudade de casa, amigos, namorado, família, não é fácil, porém, essa experiência está mudando minha perspectiva de vida”, comentou.

A decisão de se inscrever no intercâmbio foi tomada após tomar conhecimento do programa por meio das divulgações na faculdade e nas redes sociais do Centro Paula Souza (CPS). Em suas próprias palavras, Marina confessa que, inicialmente, não tinha certeza sobre os motivos que a levaram a se inscrever, mas acredita que a busca pelo amadurecimento tenha sido um dos fatores determinantes. Ela confessa ter pensado diversas vezes em não aceitar a oportunidade, mas a irresistível proposta de vivenciar uma experiência inexplicável a fez superar suas hesitações. ” Na verdade, ainda não sei o porquê me inscrevi no intercâmbio. Acredito que minha motivação foi para encarar um novo desafio, apesar jamais ter imaginado que daria certo. O intercâmbio é uma oportunidade simplesmente inexplicável e eu não poderia deixar passar”, ressaltou.

Marina faz questão de agradecer a Fatec de Itapira, a One Operadora por toda a assistência prestada e a Assessoria de Relações Internacionais – Arinter do CPS pela organização eficiente, que tem contribuído para uma vivência enriquecedora no exterior. O intercâmbio, segundo a estudante, é um desafio extremo que está moldando sua personalidade e abrindo portas para um futuro cheio de possibilidades.

Dessa forma, a história da Marina destaca a importância de programas de intercâmbio na formação acadêmica e pessoal dos estudantes, evidenciando como a coragem de enfrentar o desconhecido pode resultar em experiências transformadoras. O retorno da estudante está previsto para o dia 9 de março.

Outras informações sobre processos seletivos, concursos, eventos e oficinas desenvolvidas pela Fatec de Itapira podem ser obtidas por meio da fanpage Fatec de Itapira www.fatecitapira.edu.br ou pelo telefone fixo e também WhatsApp (19) 3843-1996.

Compartilhe
error: