Gazeta Itapirense

Iniciadas as comemorações do Jubileu de Prata da Guarda Municipal

Um ato solene realizado na manhã desta quinta-feira, 23, na sede da Guarda Civil Municipal de Itapira marcou o início das comemorações dos 25 anos de criação da corporação.

Autoridades marcaram presença ao lado de todos os membros da corporação, dos alunos do curso de formação e de alguns guardas que estão inativos por aposentadoria. Em agosto também será realizada uma sessão solene na Câmara Municipal alusiva à data.

Tropa itapirense tem o respeito e carinho da população

Fundada em 23 de junho de 1997 através da Lei Municipal nº 2.853, a Guarda Civil Municipal é uma das instituições mais respeitadas de Itapira e da região. Oficialmente, a primeira turma iniciou suas atividades no dia 7 de setembro do mesmo ano. “A Guarda Municipal foi criada para proteger o patrimônio público e ao longo desses anos suas funções foram ampliadas”, lembrou o Secretário de Defesa Social, Coronel Almeida. “Aqui estão heróis gloriosos e valiosos que todos os dias deixam suas famílias em casa, colocam suas fardas e trabalham em prol da segurança de todos nós”, complementou.

Toninho Bellini destacou a importância da GCM

Ao longo desses 25 anos, a Guarda Civil Municipal de Itapira teve sete turmas, sendo que o último concurso público havia sido feito em 2009, na primeira gestão do prefeito Toninho Bellini. Cinco guardas oriundos dessas turmas hoje já estão aposentados. Infelizmente, outros três faleceram na ativa.

“Todos sabem do respeito, admiração e orgulho que tenho pela Guarda Municipal e desde o meu primeiro mandato nós nos dedicamos para valorizá-la. Em 2009 havia sido o último concurso e logo no início do ano passado, ao me deparar com a defasagem, imediatamente solicitei a retomada do concurso e muito em breve teremos mais 24 guardas para trabalhar em prol da segurança de nossos cidadãos”, discursou o prefeito Toninho Bellini. Ele também destacou os investimentos na corporação como compra de viaturas, armas e câmeras de segurança e mencionou os projetos na área de tecnologia e inteligência artificial, como a Muralha Digital que deverá ser implantada em breve. “Precisamos investir em tecnologia para oferecer mais subsídios para toda a corporação”, disse.

Atualmente a corporação que está sob o comando de Mirovaldo Farabelo e conta com 70 integrantes. Com a realização do concurso público no ano passado, mais 24 alunos participam do curso de formação e a previsão é que até outubro eles estejam formados e passem a atuar junto com as equipes.

Referência em toda a região, a Guarda Civil Municipal tem três subdivisões: o GAM (Grupo de Apoio com Motocicletas) que foi reativado recentemente, a Ronda Rural e o GOC (Grupo de Operações com Cães)/Canil, que foi criado pelo Decreto n° 114 de 19 de novembro de 2007, assinado pelo prefeito Toninho Bellini, e que no ano passado celebrou 14 anos de atividades. De janeiro a maio deste ano a Guarda Civil Municipal de Itapira já atendeu 789 ocorrências variadas em toda a cidade.

Compartilhe
error: