‘Inesquecíveis anos 80’, o passado de volta através de lembranças
Sucesso absoluto na versão impressa de A Gazeta Itapirense, o espaço ‘Inesquecíveis Anos 80’ está de volta, agora no site do jornal.
Toda semana traremos objetos, filmes, músicas, costumes, comidas, brincadeiras, enfim, tudo que leve você leitor até um passado que não volta mais.
Serão escolhidos semanalmente três temas.
Embarque você também nesta máquina do tempo.
Boa leitura!!!
Bola Decar
Para muitos itapirenses saudosistas, a bola Decar foi um verdadeiro mito. Feita em nossa terra, a ‘gorduchinha’ itapirense não deixava nada a desejar pra nenhuma outra de marca renomada mundialmente. Esta da foto pertence ao ex-prefeito Paganini que trabalhou lá quando tinha 10 anos de idade no setor de costura. Ela é uma número 5 Oficial. Se hoje a molecada reclama da qualidade das bolas – que mais parecem bexigas de tão leve – imagine se pegasse uma Decar de couro. Se chovesse a coisa piorava ainda mais.
Kojak
Um detetive de polícia careca, de comportamento arrojado, estilo excêntrico e uma curiosa mania de chupar pirulitos, é o terror da bandidagem e de seus superiores no combate ao crime em Nova York. Assim foi a série Kojak que por muitos anos foi uma das mais assistidas no Brasil e no mundo durante as seis temporadas e seus 126 episódios. Por aqui até hoje aquele que apresenta uma reluzente careca ainda é chamado de Kojak.
5 Cruzeiros
Esta simpática moedinha dava para comprar muita coisa nos anos 80 sendo a queridinha da gurizada que gostava de comprar um picolé, chicletes, ou outras guloseimas. Hoje estimasse que entre colecionadores possa valer mais de R$ 1.500,00.
De um lado dela estava desenhado um pé de café no centro da gravura com terreno arado atrás em segundo plano, nome do país no canto superior esquerdo. No reverso a data ladeada por grãos de café e o valor em frente a um fundo de linhas onduladas. Foi cunhada em aço inoxidável no ano de 1980 com tiragem de 388.250.000.