Gazeta Itapirense

Segunda-feira, 7 de abril de 2025
06:15:47

Homem fica em coma 3 meses e diz ter conversado com Jesus

João Pedro Lima, 61 anos, diz ter tido uma passagem mística hoje conhecida como Experiência de Quase Morte (EQM). Foi o que relatou para A Gazeta durante entrevista ocorrida nesta segunda-feira, justamente quando se completou 35 anos do acidente automobilístico que originou esse momento.
No período de 92 dias em que ficou em coma os diálogos com Jesus sempre precediam de uma luz branca que o convidava para um lugar de paz, bem diferente do burburinho da Terra. “Era nestas horas que conversava com Ele, enquanto que, para a maioria das pessoas que me viam de fora, estava apenas desacordado, imóvel num leito e sem forças para sair daquele estado terrível, na verdade eu estava mais livre do que nunca, indo onde minha mente me levava”, relembrou.
O termo EQM ficou bastante conhecido nos últimos 30 anos. Refere-se a um conjunto de visões e sensações frequentemente associadas a situações de morte iminente, sendo as mais divulgadas a projeção da consciência, também chamada de projeção astral, a experiência fora do corpo. Para muitos, é o desdobramento espiritual.
O espírita Ed Márcio, da Casa Espírita Nhá Chica, deu seu relato sobre o tema: “O EQM para o espiritismo se baseia na experiência vivida pelo espírito fora do corpo, em estado de desdobramento. Esse fato acontece com frequência durante o sono. Enquanto o corpo físico dorme o espírito visita lugares em outras dimensões, visitam familiares que desencarnaram e colhem conselhos e ideias que usarão em tempo determinado. É um estágio fora do corpo físico onde o espírito viaja ficando ligado por um cordão energético à matéria. O mesmo acontece quando a pessoa sofre um acidente e passa por um estado de coma onde o espírito visualiza todo o ambiente olhando de cima, fora do corpo, relatando a experiência vivida ao sair desse estado. O tempo que o espírito vivencia fora do corpo físico é bem maior do que imaginamos. Passam-se dias em outras dimensões e quando voltam, na terra se passaram apenas algumas horas. Isso acontece também durante cirurgias e durante o tempo de recuperação em CTIs, onde o paciente relata ao acordar experiências vividas durante esse período”.

Ed Márcio explicou um pouco mais sobre o tema (Foto: Divulgação)

O relato do túnel de luz é o mais comum, mas existem outros tipos de declarações afeitas à experiência de quase morte, como a ocorrência de planos astrais diferentes. Estas sensações são verificadas no momento do sono, na maioria das vezes

No entanto, há fenômenos relatados após o indivíduo ter sido pronunciado clinicamente morto ou muito perto da morte, daí a denominação EQM, mas há casos em que não é preciso estar mais pra lá do que pra cá.
“Minha mãe, que foi evangélica, sempre dizia que o espírito sai do corpo e vai para os lugares que deseja, livremente durante o sono. Ela acreditava nisso piamente, como se fosse uma verdade”, comentou Jéssica Maria Luigiano que, por sua vez, não acredita em EQM’s ou experiências análogas.
O adolescente A.G.C., de 18 anos, confirma que não somente acredita nas experiências místicas de desdobramentos, como confidencia que possui um amigo que teria a capacidade de entrar no sonho de outras pessoas.

“Aconteceu comigo mesmo. Ele falou detalhes do que eu tinha sonhado na noite anterior. A partir daí, nunca mais duvidei destas coisas”, observou o rapaz, que pediu anonimato.

Compartilhe
error: