Gazeta Itapirense

HMI realiza treinamento de Suporte Básico de Vida

Na quinta e sexta-feira, 7 e 8, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e fisioterapeutas do Hospital Municipal de Itapira participaram de um treinamento focado em Suporte Básico de Vida (SBV) conduzida pelo Núcleo de Educação Permanente do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Organizada pela Coordenação de Enfermagem do Pronto Socorro, a atividade teve como objetivo atualizar os profissionais de saúde sobre os procedimentos em situações de Parada Cardiorrespiratória (PCR) e obstrução de via aérea. As orientações foram feitas pela enfermeira Ariane Borin em dois turnos na Sala de Reuniões do HMI.

Durante o treinamento, os profissionais puderam aperfeiçoar suas habilidades práticas e teóricas para o atendimento de emergência, incluindo a realização da ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e o uso do desfibrilador externo automático (DEA), além de técnicas de desobstrução de vias aéreas. Também foram abordados o manejo de situações de urgência e emergência tanto em adultos quanto em crianças e para os enfermeiros foi oferecida uma capacitação específica para o manejo de via aérea difícil, condição que exige conhecimento técnico preciso e ações rápidas para preservar a vida do paciente.

“Essa capacitação contínua dos profissionais, especialmente os que atuam na área de urgência e emergência, é essencial para que possamos melhorar ainda mais a qualidade do atendimento prestado à população, principalmente diante de situações críticas”, destacou a coordenadora de enfermagem do Pronto Socorro do Hospital, Daiana de Freitas Medeiros.

Compartilhe
error: