Guardas municipais participam de simulado de invasão à escola
No último dia 14 de outubro, os GCMs Paulo, Berenice e Martineli participaram de um simulado de invasão a escolas em Jaguariúna. O treinamento foi organizado pela Guarda Municipal da cidade vizinha e reuniu 47 guardas das cidades de Jaguariúna, Itapira, Holambra, Pinhal e Amparo.
O curso foi ministrado na Escola Municipal Coronel Amancio Bueno e contou com a participação de 15 artistas da Escola das Artes da cidade que atuaram como estudantes em diferentes situações. “Foi o mais próximo da realidade possível e o objetivo foi de fazer com que os guardas realmente pudessem sentir como é uma ocorrência desse tipo e, assim, administrar e corrigir possíveis erros”, explicou o Comandante Araújo, da Guarda Municipal de Jaguariúna.
“Esse é um tipo de ocorrência que não acontece todo dia, mas o treinamento é importante para que possamos fazer todas as correções para, se necessário, aplicar quando formos chamados. Treinamos toda a questão deslocamento tático, de abordagem às pessoas no local para tentar obter mais informações sobre o agressor e de socorro às vítimas, sempre com foco na contenção do infrator”, explicou o GCM Paulo.
“Passamos por um período complicado no início do ano, com muita tensão em todo o país devido a esse tipo de ocorrência e por esse motivo esse treinamento é tão importante para a nossa corporação. Inclusive, outros guardas devem participar das próximas simulações”, adiantou a comandante da GCM de Itapira, Patrícia Zacariotto.
O comandante da GM de Jaguariúna, que também é Instrutor de Técnicas Operacionais, informou que um novo simulado já foi agendado para novembro e a intenção é que seja realizado um por mês para atender a todos os guardas da cidade e também da região. O treinamento atende ainda o protocolo estabelecido pela Lei Municipal n° 2.858, aprovada esse ano pelos vereadores jaguariunenses. “Tendo em vista que os guardas da região trabalham sempre em conjunto, decidimos abrir esse treinamento para toda a região para que todos possam ser capacitados e atuem da mesma forma”, completou. A simulação do dia 14 foi ministrada pelo comandante Araújo e por Nery, Inspetor da GM de Amparo