Gazeta Itapirense

Guarda Municipal expande arsenal com aquisição de armas não-letais

Na terça-feira, 7, a comandante da Guarda Civil Municipal de Itapira, Patrícia Zacarioto, apresentou ao prefeito Toninho Bellini os oito kits de armas de incapacitação neuromuscular (tasers Spark) que foram adquiridas para compor o arsenal da corporação.

As armas não-letais, como são conhecidas, são alternativas para os agentes de segurança em situações que envolvam principalmente pessoas reativas e grandes tumultos e são indicadas após falta de êxito na aplicação de técnicas de verbalização e imobilização, por exemplo. “É uma aquisição muito importante porque essa arma é uma alternativa à de fogo e, assim, preserva a vida dos envolvidos nas ocorrências graves e também oferece mais segurança aos nossos guardas”, destacou o prefeito Toninho Bellini.

A comandante da GCM explicou que o uso dos novos armamentos está condicionado a regras muito específicas, bem como treinamento prévio. “Existem critérios de uso muito rigorosos e o próprio dispositivo gera um relatório sobre seu uso para haja um controle absoluto”, explicou Patrícia.

Em setembro do ano passado, os GCMs Martinelli e Claudinei haviam participado, no Rio de Janeiro, de um curso de instrutores organizado pela empresa Condor para uso de técnicas e armas não-letais. Agora, eles serão os responsáveis por promoverem a qualificação dos demais membros da corporação. “É necessário um treinamento específico para uso das sparks. Iniciaremos essa capacitação com nossos grupos especializados e somente depois é que esses novos dispositivos poderão ser utilizados”, completou a comandante da corporação itapirense.

Ao todo, foram adquiridas oito kits de Sparks e o recurso financeiro é proveniente de emenda parlamentar do deputado estadual Edmir Chedid. Além delas, foram adquiridos com a mesma verba: um projetor a laser que já está instalado na Central de Monitoramento do COI (Centro de Operações de Inteligência), 11 smartphones para uso nas viaturas e 20 rádios comunicadores portáteis. Uma tela de projeção de 150 polegadas para a Central de Monitoramento também está para chegar.

Compartilhe
error: