Gazeta Itapirense

Guarda Municipal de Itapira vira modelo para prefeituras da região

A forma implacável de agir contra a bandidagem, as técnicas e os sistemas de operacionais utilizados pela Guarda Municipal de Itapira estão atraindo olhares de políticos e gestores de segurança pública de toda região, incluindo o Sul de Minas Gerais.

Na manhã desta quinta-feira, 28, o prefeito Toninho Bellini e o vice-prefeito Mário da Fonseca receberam o prefeito eleito de Jacutinga (MG), Ricardo Cunha, mais conhecido como Guina, seu futuro secretário da área de segurança, Celso Ricardo Barbatti, o subcomandante da Guarda Civil Municipal de Jacutinga, Massari (que é ex-GCM aposentado de Itapira), e o vereador reeleito da cidade mineira, Nino Bombeiro. O secretário de Governo e Defesa Social Sandro César Oliveira Almeida e a comandante da Guarda Civil Municipal de Itapira, Patrícia Zacarioto, também acompanharam.

A visita foi solicitada pela comitiva mineira para que fosse possível conhecer de perto os projetos de segurança desenvolvidos em Itapira, com destaque para o sistema da Muralha Digital e o COI (Centro de Operações de Inteligência) da GCM. No local, eles verificaram como funcionam as câmeras de monitoramento nas entradas e saídas da cidade, conheceram o Botão Guardião, checaram as câmeras de segurança das escolas e próprios municipais e ainda acompanharam um pouco do trabalho do setor de inteligência que foi apresentado pelo Supervisor do COI, GCM Pierozzi.

O prefeito Toninho Bellini destacou que todos os investimentos feitos desde 2021 na área de segurança resultaram em uma expressiva queda nos índices de criminalidade. “Hoje nós colhemos os frutos desse trabalho que iniciamos há quase quatro anos com aumento do efetivo, aquisição de novas viaturas e armas e investimentos em tecnologia e inteligência. E continuaremos trabalhando para que melhore ainda mais”, afirmou.

Depois de conhecerem detalhes dos programas de segurança e da sede do COI, a comitiva de Jacutinga seguiu para uma visita à sede da Guarda Civil Municipal e da Defesa Civil de Itapira.

 

Compartilhe
error: