Gazeta Itapirense

Granjas recebem visita técnica do Mapa contra gripe aviária

Técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Defesa Sanitária estiveram na Itapira para realizar vistorias de biosseguridade em planteis avícolas do município. A informação é do Sindicato Rural (patronal) local.

De acordo com o Sindicato, a vistoria faz parte dos esforços de produtores em conjunto com o Mapa para evitar que o vírus influenza A (cepas dos tipos H5N1, H5N8, H7N9 ou H9N2) possa infectar os aviários itapirenses, considerados um dos mais importantes em termos de produção da região da Baixa Mogiana.

Embora o número de propriedades que receberam a visita dos técnicos não tenha sido informado, o Sindicato mencionou que todos empresários rurais receberam a notificação de visita, e acompanharam os técnicos do Mapa.

Receberam especial atenção os esquemas de biossegurança que estão sendo implementados nas propriedades avícolas produtoras de frangos para corte e também de ovos.

Neste esquema estão incluídos vazios sanitários, disposição de dejetos biológicos, suspensão de partículas no ar, e principalmente a barreira de proteção de sanidade dos animais. Esta barreira possui cerca de três quilômetros no entorno do epicentro produtivo.

Visita fiscalizou o programas de biosseguridade avícola

Nenhuma propriedade foi autuada, o que significa que os produtores itapirenses estão seguindo à risca as determinações do Mapa.

Vale destacar que a gripe aviária é uma doença de notificação obrigatória.

Em caso de positivação de infecção, e se a mesma não for comunicada às autoridades sanitárias, além de despovoamento do plantel, há multa e interdição da propriedade.

Compartilhe
error: