Gazeta Itapirense

Gerenciamento de resíduos sólidos terá audiência

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realiza na próxima quinta-feira, dia 20 de julho, a 1ª audiência pública para elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos de Itapira. O encontro acontece a partir das 19h00 na Associação Comercial.

Até o momento o município não possui o referido documento que tem como objetivo atender ao disposto no Plano Nacional de Resíduos Sólidos, organizar a forma com que o município trata os diferentes tipos de lixo e também incentivar a mudança de hábitos de consumo e as ações de sustentabilidade.

A elaboração foi iniciada em maio de 2022 e está sob a coordenação da Orientadora do Polo Univesp e Educadora Ambiental, a gestora ambiental Camila Bonelli de Milano, e pelo Diretor de Agricultura e Meio Ambiente, o biólogo Anderson Martelli, com auxílio das demais secretarias municipais. Antes disso, em março, Camila foi selecionada para programa de treinamento oferecido pela Abrelpe (Associação Brasileira de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) sobre Estratégias Municipais de Gestão Integrada de Resíduos e que contou com encontros em São Paulo (SP), em Brasília (DF) e em Estolcomo, na Suécia.

Nessa primeira audiência, o diálogo será voltado para a apresentação dos dados tabulados até agora, a importância e a necessidade do Plano e a apresentação das metas e ações necessárias para avançar na temática dentro do município. “Estamos trabalhando desde o ano passado e conciliando com as demandas cotidianas e por isso acreditamos que a primeira versão estará disponível para análise após a audiência e desejamos entregar o plano final para encaminhamento para apreciação dos vereadores até outubro”, explicou a gestora ambiental.

Os principais pontos abordados pelo Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos são: o diagnóstico dos resíduos municipais e a importância do tema para o cotidiano; as metas estruturantes para avançar no gerenciamento dos resíduos gerados; e a colaboração com o meio ambiente em geral para melhora do bem-estar de toda a comunidade de Itapira.

Compartilhe
error: