Gazeta Itapirense

GCM’s participam de oficina sobre prevenção ao uso de substâncias nas escolas

As guardas civis municipais Silmara, Paula e Berenice, integrantes da Ronda Escolar da Guarda Civil Municipal de Itapira, participaram, nos dias 28 e 29 de outubro, da Oficina sobre Prevenção ao Uso de Substâncias nas Escolas para Policiais, realizada em Serra Negra.

O evento foi organizado pela entidade eslovena “Utrip” e seguiu padrões estabelecidos pela UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime) e pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

O foco do treinamento foi a capacitação de policiais e agentes de segurança pública para lidar com questões de prevenção ao uso de substâncias em ambientes escolares. Com uma carga horária de 14 horas, abordou temas como segurança escolar, comunicação eficaz, saúde pública e mobilização comunitária.

Segundo a GCM Paula, o evento apresentou métodos científicos e dados de pesquisa que reforçam a importância de uma abordagem que vai além do ambiente escolar e abrange outros locais onde crianças e adolescentes possam estar, como praças, parques e grupos de convívio. “O espaço de proteção vai além da escola e inclui todos os lugares onde crianças e adolescentes podem estar expostos a substâncias lícitas e ilícitas”, explica.

Ela ressaltou ainda que essa prevenção envolve toda uma rede formada por agentes de segurança, saúde, assistência social e educação, promovendo um trabalho multidisciplinar que visa a proteção e a qualidade de vida dos jovens. “Durante o treinamento, ficou claro que o foco principal deve ser a criação de vínculos e a presença ativa de cada um desses agentes para inibir o contato com as substâncias”, completou.

A participação das GCMs na oficina reforça a importância da implementação da Ronda Escolar de Itapira com o projeto “Eu amo, Eu cuido”, iniciativa da administração municipal que integra ações preventivas e promove a segurança e bem-estar dos estudantes da cidade.

 

Compartilhe
error: