Gazeta Itapirense

Frio e falta de chuvas preocupam a população com baixos níveis dos rios

Os próximos dias ainda devem ser marcados por baixas temperatura na maior parte do Estado de São Paulo, após a chegada de massa de ar frio, segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ainda segundo o Instituto, não há previsão de chuva para os próximos dias, o que pode agravar a crise hídrica em algumas regiões. Em Itapira, o nível do Ribeirão da Penha, que abastece a cidade é um dos mais baixos.

No ponto de captação de água do SAAE (Serviço Autônomo de Águas e Esgotos), localizado na avenida dos Italianos, é possível ver uma situação alarmante. Além da pouca água que segue o fluxo após a captação, a água represada apresenta coloração acinzentada. Em outro ponto da mesma avenida, onde se encontra a régua que até anos atrás serviu para medir a alta do rio e possibilidades de enchentes, agora está abaixo do mínimo e tomada pelo mato.

Neste cenário, o abastecimento de água pode ser comprometido se a população não tomar medidas que visam economizar água. A ANEEL e o Governo Federal também recomendaram a população a economizar energia elétrica, já que o país está necessitando de parte da energia vinda de termoelétricas.

Algumas medidas básicas podem ser adotadas; como evitar banhos longos, consertar vazamentos, não deixar a torneira pingando, fechar a torneira enquanto ensaboa a louça e ao invés da mangueira, utilizar a vassoura para varrer calçadas e um balde com água para lavar quintais, dentre outras.

 

 

 

Compartilhe
error: