Gazeta Itapirense

Foto rara mostra a ‘Festa de Maio’ de antigamente

O grupo criado no Facebook ‘Memórias de Itapira’ publicou duas fotos raras de Itapira tiradas de ângulos que mostra, entre outras coisas, a nossa querida Festa de Maio no ano de 1950. Uma outra, de 1970, retrata o Largo de São Benedito e adjacências de um outro ângulo.

Logicamente as publicações ‘bombaram’ entre os mais velhos e as novas gerações.

É uma Itapira que não volta mais, mas que deixou saudade.

A Festa de Maio de 1950 tem a roda gigante em destaque, um número enorme de barracas construídas, em sua maioria, com bambu. O velho coreto está lá, firme e forte.

Em 1950 a Festa de Maio e suas barracas feitas de bambu

Destaque para a linha de trem da FEPASA que cortava o bairro; o ‘escadão’ que levava que vinha da avenida Rio Branco para o Largo também aparece.

Ao fundo, nada de Hospital Municipal e nem bairros como Soares, Bela Vista, Santa Marta. Apenas algumas casas das chácaras e sítios.

A outra imagem, de 1970, já colorida, destaca a igreja de São Benedito, o campo de futebol e a quadra da escola ESO, a linha férrea e várias casas que hoje não existem mais.

O terreno onde hoje está o Clube da Saudade estava lá, formando um ‘terreirão’. Algumas ruas da região ainda eram de terra.

Igreja São Benedito, linha férrea e rua de terra: 1970

Que mais imagens como estas apareçam para mostrar nossa cidade de antigamente que, com certeza, está guardada no coração de muita gente.

Compartilhe
error: