Gazeta Itapirense

Fiscalização endurece o jogo contra quem burla Plano São Paulo

Esta foi uma semana de muito trabalho para o setor de fiscalização da prefeitura. Não por acaso, a exemplo do que ocorreu no período de julho a setembro do ano passado – quando os casos da covid– 19 entraram em uma espiral ascendente na cidade – a reduzida equipe de fiscais tem se desdobrado para coibir abusos de pessoas que tentam burlar o plano São Paulo que estabelece o horário limite das 20h00 para funcionamento de diversos estabelecimentos comerciais, especialmente aqueles que vendem bebidas e alimentos.

Conforme apurou a GAZETA, na noite de quarta-feira, uma blitz da fiscalização terminou com três estabelecimentos atuados, por avançar o horário das 20h00. Dois deles nos bairros e um na região central. Além do fechamento, foram autuados com multas que partem de R$ 1.000,00 e um deles nem alvará de funcionamento possuía.

As ações devem prosseguir até amanhã, quando tem início o “toque de restrição” imposto pelo governador João Dória, que vai pretende limitar a circulação de pessoas das 23h00 às 5h00. Ainda conforme a reportagem apurou, são muitas as denúncias anônimas que chegam ao setor de fiscalização diariamente. Uma fonte informou que todas elas são averiguadas e na medida em que a irregularidade é constada, inicia-se uma espécie de “trabalho de inteligência” com a realização de um levantamento da situação do estabelecimento. A partir disso, é traçada a estratégia de abordagem, podendo resultar, como já ocorreu nesta semana, no fechamento do ponto comercial.

 

Intimidação

O secretário de Defesa Social do município, coronel PM aposentado Antônio José Rodrigues Gonçalves de Almeida, afirmou que a Guarda Municipal tem dado respaldo às ações. Segundo colocou, não são raras as situações onde a equipe de fiscalização se sujeita a cenas de intimidação, inclusive, “com ameaça de agressão física”. “As ações da equipe de fiscalização têm sido realizadas sempre com o acompanhamento de uma equipe da Guarda Municipal, para evitar a ocorrência de problemas”, reforçou.

Compartilhe
error: