Gazeta Itapirense

Festa de Maio chega ao fim e já deixa saudades

Após dois anos sem a tradicional festividade itapirense em razão da pandemia do coronavírus, a Festa de Maio retornou em 2022 para sua 134ª edição com 12 dias de programação cultural e comercial e nove dias de programação religiosa. Foram dois anos que pareceram uma eternidade para os apaixonados pela Festa de Maio.

Mesmo mais enxuto devido ao curto tempo de planejamento e organização, o evento foi bem avaliado. “Sem dúvida a avaliação é positiva, pois a população aderiu e frequentou os 12 dias de Festa, a tornando tão grandiosa. Os comerciantes também demonstraram felicidade com o movimento e a retomada das vendas após um período de pandemia. A parte cultural e religiosa cumpriram seu papel como aliadas a uma cultura viva de 134 anos”, destacou o Secretário de Cultura e Turismo César Ricardo Lupinacci.

Congada Mineira foi um dos destaques da Festa

O prefeito Toninho Bellini também falou dos importantes investimentos na área de segurança que garantiram tantos dias de festa sem intercorrências. “Além de toda a estratégia de segurança montada pela Secretaria de Defesa Social e da iluminação reforçada, as quatro câmeras de monitoramento garantiram melhor controle em toda a extensão da festa. Com isso, os itapirenses puderam frequentar o evento com tranquilidade”, disse.

Uma tradição que se renova há mais de 134 anos

Outro ponto evidenciado pelo Chefe do Executivo foi em relação a organização dos setores de Fiscalização de Posturas e da Secretaria de Cultura que privilegiaram os comerciantes e artistas locais. “A grande maioria das barracas de gêneros alimentícios e de variedades era de comerciantes locais, o que foi muito importante para todos que ficaram dois anos sem esse evento que tem grande significado para suas vendas. Da mesma forma, as atrações culturais também priorizaram os artistas da cidade para que todos pudessem conhecer melhor nossos talentos”, pontuou.

A programação artística da festa foi concentrada no palco instalado na Praça Mogi Mirim. A grade montada pela Secretaria de Cultura e Turismo reuniu gêneros variados de música e dança e atraiu dezenas de pessoas todos os dias.

Procissão percorreu várias ruas da cidade

No dia 13, a participação das Congadas, com seus batuques, cânticos e danças, evidenciaram a origem cultural da festa dos negros que celebram a Abolição da Escravatura. O principal ato do dia foi a Homenagem ao Busto da Mãe Preta, ocorrido no fim da manhã na Praça Henricão, na Vila Boa Esperança. Além da Congada Mineira de Itapira, chefiada pelo Sr. Arnaldo Franco, também participaram as congadas de Aguaí, Mogi Guaçu, Ouro Fino e Rio Claro. A organização da programação religiosa ficou a cargo da Paróquia de São Benedito.

Parque de diversões foi um dos mais procurados

 

Fotos: Prefeitura de Itapira

Compartilhe
error: