Gazeta Itapirense

Fatec de Itapira promove 1ª Mini Maratona de Programação

A Fatec de Itapira “Ogari de Castro Pacheco” está se preparando para sediar a primeira edição da Mini Maratona de Programação, voltada para estudantes de Fatecs, Etecs e demais instituições de ensino da região.

As inscrições foram abertas na segunda-feira, 19 de março, por meio da plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/1-mini-maratona-de-programacao-da-fatec-de-itapira__2387592) e permanecerão disponíveis até o dia 9 de abril.

O evento, limitado a 40 participantes, compreende duas etapas distintas. A primeira fase, agendada para o dia 6 de abril, consistirá na resolução individual de 11 desafios de complexidade variada, dentro de um período de quatro horas, das 13h00 às 17h00. Os competidores mais bem classificados avançarão para a segunda fase, programada para o dia 13 de abril, onde enfrentarão problemas utilizando diferentes linguagens de programação – C+, Java, Python, C, entre outras – em equipes de três pessoas. Ambos os encontros serão realizados presencialmente na Fatec de Itapira, localizada na Rua Tereza Lera Paoletti, nº 590, Jardim Bela Vista, Itapira-SP.

A organização do evento está a cargo de seis docentes do Curso Superior de Tecnologia em Desenvolvimento de Software Multiplataforma, em processo de implementação na Fatec de Itapira. A coordenadora do curso, Profa. Dra. Márcia Regina Reggiolli, explicou que, além da logística, os docentes desenvolveram um caderno com as regras da competição e outro com questões para auxiliar os competidores. O objetivo é resolver, no menor tempo possível, desafios que refletem as demandas profissionais da área de programação no mercado de trabalho. “Durante a maratona, os competidores desenvolvem habilidades de trabalho em equipe, análise crítica de problemas, controle e gestão do tempo, raciocínio lógico e capacidade de organização, além de trocar experiências entre si”, enfatizou.

A competição também visa preparar os estudantes da Fatec de Itapira para a competição estadual Interfatecs, organizada pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e marcada para o mês de maio na Fatec de Bragança Paulista. “Em 2023, participamos pela primeira vez da Interfatecs, um evento que envolve equipes compostas por estudantes de todas as Fatecs do Estado de São Paulo, e já na estreia conseguimos classificar uma equipe para a etapa final. Estamos muito otimistas este ano e observamos um amadurecimento nos alunos que participaram da competição no ano passado”, destacou.

Para mais informações sobre processos seletivos, concursos, eventos e oficinas promovidos pela Fatec de Itapira, os interessados podem acessar a fan page da instituição em www.fatecitapira.cps.sp.br ou entrar em contato pelo telefone fixo e WhatsApp (19) 3843-1996.

 

Compartilhe
error: