Gazeta Itapirense

Estudantes do UNIESI têm trabalho apresentado em simpósio da Unicamp

Wendel Gimenes e Jenifer Leite, estudantes do 4º semestre do curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIESI, participam virtualmente desde ontem, terça-feira, dia 23, na qualidade de convidados do VIII Seminário Inovações Curriculares, evento tradicional da área de Educação da prestigiosa Universidade Estadual de Campinas, a UNICAMP.

O evento, que termina nesta quarta-feira, fomenta discussão acadêmica a respeito de experiências e projetos de integração da área educacional. A professora-coordenadora do Curso de Pedagogia do UNIESI, Dra. Cristina Lucon, observa que o Edital de Iniciação Científica, categoria na qual os estudantes itapirenses se inscreveram é aberto para “todos os alunos do UNIESI, e de todos os cursos”, fato que atesta a qualidade do trabalho que eles desenvolveram. O trabalho formulado pelos dois estudantes foi inspirado na nova realidade que o país passou a enfrentar a partir do momento em que as escolas foram fechadas por causa da pandemia, com a formulação de “uma prática lúdica de aprendizagem”, conforme destacou a professora coordenadora.

 

Novas Ferramentas

 

A originalidade do trabalho formulado, segundo Dra. Cristina, ganha relevância na utilização de novas ferramentas que se mostraram essenciais durante o transcorrer da pandemia. “O trabalho conta com o uso de vídeos elaborados pelos próprios alunos, que construíram brincadeiras e atividades on-line, como subsídios metodológicos para a apropriação da leitura e escrita, seja em aulas presenciais ou a distância”, pontuou.

A ideia da elaboração dos vídeos partiu, segundo ela, dos próprios acadêmicos, ao perceberem que o ensino remoto, durante a pandemia, gerou impactos na alfabetização das crianças, e que as escolas, segundo ela, precisaram se adequar e criar estratégias para reverter esse cenário, e o ensino lúdico e criativo enriquece o vocabulário, aumenta o raciocínio lógico e leva a criança a avançar no processo de alfabetização”.

“Por meio dessas atividades relataram que estiveram mais próximos dos desafios que enfrentarão no exercício da futura profissão e que alfabetizar e letrar de forma lúdica é significativo para a aprendizagem das crianças”, detalhou Cristina. A coordenadora explica ainda que com a elaboração do projeto, os alunos têm a oportunidade de relacionar a teoria com a prática, já que as mesmas são aliadas ao processo de formação do futuro docente para articular os conhecimentos apropriados dentro da universidade e aplicados em vivências da prática escolar, inclusive de modo remoto.

Trabalho Acadêmico teve apoio da coordenação do curso de Pedagogia do Centro Universitário

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