Estelionatários são presos após tentativa de golpe contra idoso na Caixa
Dois estelionatários se deram mal aqui em Itapira na manhã desta quarta-feira, 20, ao tentarem aplicar um golpe contra um senhor.
A vítima se dirigiu até a agência da Caixa Econômica Federal e nem sabia que estava prestes a cair na mira dos bandidos que haviam instalado um equipamento (o famoso chupa cabra) em um dos caixas eletrônicos.
A intenção da engenhoca era capturar os dados de correntistas para depois colocar em ação o próximo passo do crime, quando o cartão fica retido na máquina.
Aí entra a parte mirabolante do negócio. Os criminosos colocaram um adesivo ao lado do caixa com um 0800 ‘fake’. Quando a vítima liga para o número para reclamar no cartão retido pela máquina, outro membro da quadrilha atende.
Logo depois de iniciar a conversa o falso atendente pede para que a pessoa saia na rua porque a ligação está ruim. É quando o outro sujeito que está dentro da agência usa o cartão bancário que ficou preso juntamente com os dados registrados no ‘chupa cabra’, como a senha, por exemplo.
Mas desta vez os vigaristas caíram do cavalo pois o senhor percebeu que estava sendo vítima dos ladrões e acionou uma viatura da Guarda Municipal que, por sorte, passava em frente à Caixa Econômica naquele momento.
De imediato um dos criminosos foi preso pelos gm’s Sabadini e Ane, mas o outro fugiu em um veículo.
As viaturas da Guarda Municipal foram acionadas e os gm’s Mello e Wanderson, do GAM (Grupo de Apoio com Motocicletas) conseguiram interceptar o carro pela rua João de Moraes, nas proximidades da Câmara de Vereadores.
Este segundo criminoso tinha inclusive um mandado de prisão por furto. Dentro do carro foram achadas máquinas de passar cartão e vários celulares.
Foi descoberto também, através de informações repassadas pelo COI (Centro de Operações e Inteligência) da Guarda Municipal, que eles vieram da cidade mineira de Monte Sião, mas ambos são moradores de São Paulo, capital.
Há a suspeita de que eles possam ter agido no Sul de Minas Gerais e cidades próximas de Itapira.
A ocorrência teve apoio também dos gm’s Vitório e Adolfo.