Escola Izaura da Silva Vieira terá acervo em Braile
Após parcerias e diálogos com fundações que possuem e fazem livros em Braille, a Escola EMEB Izaura da Silva Vieira terá acervo em Braile de obras de Literatura Infantil e Infanto-juvenil. O acervo é fruto da necessidade de atendimento a um estudante da cidade que foi alfabetizado e possui fluência na linguagem especial.
A conquista visa atender o estudante que tem cegueira total e ocorreu sob a gestão de Loide Lopes, que se encontrava empenhada na busca dos materiais também.
“Ressalto a gestão democrática e afetiva a qual a gestora, Loide Lopes faz, acredito que todos só têm a ganhar quando se atua desta forma, principalmente os estudantes”, afirma a pesquisadora, Hellen Santos
A pesquisadora, já conhecia a professora da turma, Rosângela Andrioli, pois fez a sua pesquisa de mestrado em sua sala, enquanto ela era lecionava para uma turma do primeiro ano em outra escola do município. A parceria e boa relação foi cultivada e quando se deparou com a necessidade que a colega de profissão estava passando, não mediu esforços para ajudá-la.
“Existem mais crianças que possuem cegueira total ou baixa visão, além de adultos em nossa cidade que também têm deficiência visual, espero que essas pessoas possam conhecer o acervo e que muito em breve tenhamos o acervo em mais lugares da cidade”, ressalta a pesquisadora.
Como o acervo surgiu?
Em conversa com a sua orientadora de doutorado em Educação, a Prof Dra. Juliana Doretto, na PUC Campinas, a pesquisadora demonstrou a intenção de buscar parceria com a Fundação DORINA NOWILLpara resolver a problemática existente.
A Fundação DORINA NOWILL tem sua sede na cidade de São Paulo, e está há mais de sete décadas se dedicando ao atendimento e à inclusão de pessoas cegas e com baixa visão. Assim que procurada pela pesquisadora, a acolheu com grande afeição e providenciou tudo o que era necessário para dar início ao acervo na escola.
O acervo da DORINATECA é composto por mais de 5.000 livros acessíveis nos formatos em Braille, MP3 e Digital Acessível DAISY e EPUB3. O acervo terá toda a disponibilidade de acesso ao espaço online diretamente com a fundação.
Além desta parceria com a Fundação DORINA NOWILL, a pesquisadora em contato com o Instituto BENJAMIN CONSTANT do Rio de Janeiro, receberá outra doação de muitos livros em Braille. O acervo também contará com materiais como globo terrestre em alto relevo, mapas geográficos em alto relevo, dominó educativo, sistema solar em relevo e calculadora sonora.
Segundo a pesquisadora em educação, “Só a empatia e dedicação com as nossas crianças com e sem necessidades especiais teremos maior equidade e direitos contemplados!”
À reportagem a professora Rosângela destacou o grande carinho, admiração e gratidão para com a pesquisadora Hellen e a importância que todo esse material fará à vida do estudante. “Vivemos anos difíceis, somamos quatro anos de muito trabalho e fria solidão. Mas esse gesto de afeição e amor ao próximo, nos impulsiona a galgar passos mais significativos a aprendizagem e consolidação do saber do nosso pequeno.”