Entrega do Diploma Anna Nery lota o plenário da Câmara
A Câmara Municipal de Itapira realizou nesta terça-feira, 30, a entrega do “Diploma Anna Nery”, aos profissionais da Saúde que destacaram ao longo do ano em seus estabelecimentos de trabalho e no desempenho de suas respectivas funções.
O evento é realizado anualmente no mês de maio com a parceria do SinSaúde – Sindicado dos Trabalhadores nos Estabelecimentos da Saúde de Campinas e região, sub sede de Itapira.
Os trabalhos da noite foram dirigidos pelo presidente da Casa vereador Mino Nicolai. A mesa diretora foi composta ainda pela vereadora Beth Manoel (2ª secretária), pelo vice-prefeito Mário da Fonseca, pelo presidente do SinSaúde de Itapira Ademir Nani, pelo secretário municipal de Saúde Vladen Viera e pela Diretora Social do SinSaúde de Campinas Alzeni dos Santos Camargo.
Ao todo, 15 profissionais de cinco estabelecimentos de saúde foram homenageados nas áreas de enfermagem, apoio e administração: Hospital Municipal, Santa Casa de Misericórdia, Lar São Vicente de Paulo, Instituto Bairral de Psiquiatria e Casa de Repouso Alan Kardec.
O diploma Anna Nery foi instituído em Itapira pelo Decreto Legislativo 178, de 30 de maio de 2003, corroborado pelos Decretos Legislativos 217 e 218, de maio de 2009, e tem o objetivo de reconhecer os méritos dos profissionais da Saúde que desempenharam de forma destacada suas funções em nosso município.
Sobre a homenagem
O diploma faz alusão à enfermeira brasileira Anna Justina Ferreira Nery, mais conhecida como Anna Nery, pioneira da enfermagem em nosso país.
Dois filhos de Anna Nery eram oficiais do Exército, e ao irromper a Guerra do Paraguai em dezembro de 1864, seguiram ambos para o campo de luta, acompanhados do tio, o Major Maurício Ferreira, irmão de Anna. Anna requereu, então, ao presidente da província da Bahia, o conselheiro Manuel Pinho de Sousa Dantas, que lhe fosse facultado acompanhar os filhos e o irmão durante os combates, ou, que ao menos, ela pudesse prestar serviços nos hospitais do Rio Grande do Sul. Deferido o pedido, Anna partiu de Salvador, incorporada ao décimo batalhão de voluntários em agosto de 1865, na qualidade de enfermeira.
Durante toda a campanha, prestou serviços ininterruptos nos hospitais militares de Salto, Corrientes, Humaitá e Assunção, bem como nos hospitais da frente de operações. Viu morrer na luta um de seus filhos.
Terminada a guerra, regressou à sua cidade natal, Cachoeira (BA), onde lhe foram prestadas grandes homenagens. O governo imperial concedeu-lhe a Medalha Geral de Campanha e a Medalha Humanitária de primeira classe. Anna morreu na cidade do Rio de Janeiro aos 65 anos, em 20 de maio de 1880. Desde então, seu nome está intimamente ligada aos profissionais da saúde em nosso país, em especial a categoria da enfermagem.
Confira os homenageados deste ano:
Santa Casa de Misericórdia de Itapira
ENFERMAGEM – Elisabete Alves de Oliveira
ADMINISTRAÇÃO – Renata Dourado Vieira
APOIO – Marcos Paulo de Almeida
Fundação Espírita Américo Bairral
ENFERMAGEM – Silvia Cristina Guimarães Marquezini
ADMINISTRAÇÃO – Cleber Roberto Leonello
APOIO – Maria Helena Calixto
Lar São Vicente de Paulo
ENFERMAGEM – Viviane Aparecida Marques
ADMINISTRAÇÃO – Renata Tofanelo de Almeida Jamarino
APOIO – Suelinei Machado
Casa de Repouso Allan Kardec
ENFERMAGEM – Marcelo Tavares
ADMINISTRATAÇÃO – Flávio Eduardo Piva Bosso
APOIO – Paulo Sérgio Cavalari
Hospital Municipal
ENFERMAGEM – Edna Pavinato Barbosa
ADMINISTRAÇÃO – José Luís Candreva
APOIO – José Augusto Godoy Costa