Gazeta Itapirense

Ensemble Choro Erudito levou bom público ao ‘Clássicos’

O projeto Clássicos em Cena deste mês de maio teve a participação do trio Ensemble Choro Erudito que levou um bom público até o anfiteatro do Grupo Penha. A apresentação teve os comentários do renomado Maestro Parcival Módulo.

Formado pelo vibrafonista Ricardo Valverde, pela violinista Vanille Goovaerts e pelo contrabaixista Marcos Paiva, o Ensemble Choro Erudito se inspirou no ritmo do choro e na música erudita plantada nos quintais brasileiros.

O repertório trouxe a diversidade brasileira com a expressão artística da música instrumental, criando diálogos entre Villa-Lobos, Altamiro Carrilho, Lô Borges, Pixinguinha, Caetano Veloso, entre outros compositores.

A união entre esses universos musicais aparentemente distantes como o choro e a música de concerto se deu através de uma combinação única do vibrafone, violino e contrabaixo acústico, garantindo um espetáculo emocionante e cheio de descobertas para o público.

O Maestro Parcival Módolo acompanhou a apresentação, e trouxe curiosidades, histórias e informações que ajudaram o público a apreciar ainda mais a noite musical.

O projeto Clássicos em Cena nasceu no ano 2000 e já passou por mais de 15 cidades. A iniciativa foi idealizada pelo Maestro Parcival Módolo em colaboração com o produtor cultural Antoine Kolokathis, fundador da Direção Cultura, e tem como ponto central a propagação de música clássica e instrumental de maneira gratuita e acessível ao público em geral.

Em Itapira, o projeto foi retomado em 2022 com patrocínio do Grupo Penha, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A temporada 2024 começou em março, com a guitarra portuguesa de Ricardo Araújo, seguida da apresentação do Trio Lis, no mês de abril. O concerto de junho também já está marcado: é no dia 26 de junho, com o Cello Ensemble como grupo convidado. Todos os eventos são gratuitos, sem necessidade de retirada de ingressos.

 

Compartilhe
error: