Gazeta Itapirense

Encerramento leva centenas de veículos à festa de S. Cristóvão

Pode-se dizer que o encerramento da 41ª edição da Festa de São Cristóvão chegou perto da tão aguardada normalidade. A estimativa dos organizadores é de que pelo menos 500 veículos entre carros de passeio, motocicletas, ônibus e caminhões tenham participado neste domingo (25 de Julho, dia consagrado a São Cristóvão) da bênção programada no Jardim Camboriú, na comunidade que homenageia ao Santo católico que é considerado o “padroeiro de todos os motoristas”.

Com apoio da Guarda Municipal, a carreata que saiu pontualmente às 17h30 defronte ao Posto Itapirense chamou a atenção das pessoas pelo grande número de participantes. Em da carroceria de um caminhão ¾, o pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, padre Ildefonso Luz, exibia a imagem de São Cristóvão. No meio do trajeto, não foram poucas as pessoas que prestaram reverência à imagem.

Padre Ildefonso cumpriu um ritual que se transformou em tradição na cidade a cada 25 de julho

O trajeto todo foi feito em cerca de meia hora e privilegiou ruas centrais da cidade, com o comboio indo em direção à rua XV de Novembro, avenida Brasil, rua Lindoia até as imediações da Igreja de São Cristóvão, onde o desfile de carros terminou, para logo em seguida, padre Ildefonso de posicionar e iniciar a aspersão de água benta nos veículos e seus ocupantes, tarefa que demandou mais de uma hora tantos foram os veículos que se apresentaram.

 

Festividade

 

Na comunidade, um grupo de voluntários cuidava de preparar pastel, cachorro quente e lanche de pernil, que em tempos normais seriam saboreados ali mesmo, no local, mas que em função das restrições sanitárias, foram entregues (drive-thru) para que as pessoas levassem para casa aquilo que adquiriram.

Na avaliação geral, a festa demonstrou mais uma vez o peso da tradição, com os fiéis observando regras de distanciamento, uso de máscaras e higienização, fizeram valer a fé no padroeiro para deixar um aviso implícito: em 2022 a festividade será ainda maior.

Participantes puderam levar para casa cachorro quente, pastel e lanche de pernil

 

 

Compartilhe
error: