Gazeta Itapirense

Empresário, médico e bispo são os novos ‘Cidadãos Itapirenses’

A Câmara Municipal de Itapira realizou nesta terça-feira, 12, a primeira sessão solene de 2024. Na ocasião, foi outorgado o título de cidadania itapirense – honraria maior do Poder Legislativo municipal – ao médico urologista Dr. Antônio Carlos Costa Soares; ao bispo da Igreja Católica Apostólica Brasileira (ICAB) Dom Pedro Paulo Teixeira Roque; e ao empresário José Luiz Lopes, ex-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itapira (ACEI) e proprietário da loja Casa Vermelha.

A indicação dos dois primeiros homenageado foi de autoria do vereador Fábio Galvão dos Santos, enquanto que do último foi de Mino Nicolai.

        A sessão foi comandada pelo presidente da Casa e contou ainda com a presença das vereadoras Beth Manoel e Maísa Fernandes, e dos vereadores André Siqueira, Carlinhos Sartori e Carlos Briza, além do vice-prefeito Mário da Fonseca, na ocasião representando o prefeito Toninho Bellini. Diversas autoridades eclesiásticas também marcaram presença.

        Dr. Antônio Carlos Costa Soares é médico urologista, tendo atuado nas cidades de Campinas, Itu, Leme, Piracicaba, Santa Barbara do Oeste, Águas de Lindóia, Mogi Mirim, Mogi Guaçu e finalmente Itapira, trabalhando por mais de 30 anos no serviço público, bem como 41 anos na Santa Casa de Misericórdia de Itapira. Ainda exerce a profissão em sua clínica particular.

         Dom Pedro Paulo Teixeira Roque é Bispo da Igreja Católica Apostólica Brasileira, da Diocese de Jundiaí, coordenando os trabalhos administrativos, pastorais e sociais da paróquia de Itapira e das comunidades de Amparo, Mogi Mirim, Águas de Lindóia, Conchal e Rio Claro. Foi professor de Língua Portuguesa e Inglesa por mais de 17 anos, tendo lecionado em Itapira nas escolas estaduais “Pref. Caetano Munhoz”, “Prof. Cândido Moura” e “Dona Elvira Santos de Oliveira”. Já como Padre, foi enviado novamente para Itapira, onde ajudou a fundar e construir a Paróquia Divino Espírito Santo, no bairro do Istor Luppi.

           José Luiz Lopes veio para Itapira com 18 anos para trabalhar na empresa Irmãos Nogueira, onde foi representante comercial por mais de nove anos. Na década de 80 adquiriu a loja Casa Vermelha, uma das lojas mais tradicionais da rua José Bonifácio. Foi cinco vezes presidente da ACEI – Associação Comercial e Empresarial de Itapira. Foi vice-presidente da FACESP – Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo. Também foi diretor do Sindicato Varejista de Itapira.

“Eu gostaria de parabenizar a todos os homenageados desta noite e seus respectivos familiares aqui presentes. Dizer que para mim está sendo uma honra muito grande poder participar deste momento em que Itapira acrescenta ao seu rol de filhos ilustres os dignos laureados”, destacou o vereador Fábio Galvão.

“É muito gratificante conhecer histórias como dos homenageados desta noite. E tão importante quanto isso é reconhecer um traço importante, uma característica marcante da nossa cidade e do nosso povo, que é a hospitalidade, o bem receber àquele que vem de fora. Isso é o que faz as pessoas que vem de fora para nossa cidade fincar suas raízes, estabelecer suas famílias e amar o nosso povo e a nossa terra como nós que somos cidadãos nascidos aqui amamos”, disse o vice-prefeito Mário da Fonseca.

“Afirmo que além de possuírem todas as características e qualificações de notáveis cidadãos, os nossos homenageados preenchem, com sobras, todos os demais requisitos exigidos e que regulam a concessão desta honraria, ou seja, além de suas reconhecidas e ilibadas virtudes, prestaram e continuam prestando relevantes serviços a Itapira e à nossa gente”, completou o presidente Mino Nicolai.

Compartilhe
error: