Gazeta Itapirense

Empresa de Itapira faz bolas de bocha para o BBB e a Coca Cola

Você já ouviu falar da empresa itapirense chamada Bochas Plastiluc? Ainda não?

Então saiba que a Plastiluc é a maior referência na fabricação de bolas do tradicional jogo de bocha no Brasil, um esporte olímpico e que possui federação de jogadores em quase todos os estados brasileiros.

É tamanha a fama da Plastiluc no país que a Rede Globo comprou nada menos do que 200 bolas do tamanho oficial, ou seja, com 920 gramas, para a famosa Prova do Anjo do Big Brother Brasil deste ano.

Esta é a sétima vez consecutiva que a Globo realiza as encomendas de bolas de bocha da Plastiluc, uma empresa fundada em 1969 pelo empresário Adolfo Santalúcia, sendo atualmente administrada por Juliano César Varoto, a terceira geração de empreendedores itapirenses.

Juliano Varoto, da Bochas Plastiluc, segura o modelo de bola que foi encomendado pela Rede Globo

“A confiança da Rede Globo é tamanha em nosso produto que as encomendas são sempre grandes, com contratos que exigem sigilo e divulgação para o público apenas algumas semanas depois de utilização nos programas”, declarou Varoto, que tem postado esses conteúdos no Instagram da empresa.

“Atualmente, mantemos um contato bastante próximo com a linha de show e de entretenimento da Globo, o que nos enche de orgulho e satisfação. Levamos o nome de Itapira para longe”, menciona.

Varoto disse para A Gazeta que a Plastiluc também forneceu bolas para outros programas famosos da televisão brasileira, como o No Limite (por 3 anos), a Fazenda (por 4 anos) e ainda um reality show da MTV, no ano passado.

Acha pouco?

“Acabamos de fechar um contrato com a Coca-Cola, que solicitou 8 bolas de aço para a modalidade de Bocha Petanca, que é a modalidade mais disputada no mundo. Vão divulgar o esporte nos Estados Unidos”, destacou Varoto, que, inclusive possui título de bi-campeão mundial como técnico, conquistado em 2019.

Varoto em frente à galeria de bolas, e com o “bolinho dourado” simbolizando a conquista do Mundial da Itália

“Na realidade, a Plastiluc patrocinou o grande jogador catarinense Rafael Molina, e desta forma passamos a ser o responsável técnico do atleta”, explicou o empresário, que sabe muito das regras do jogo, e que exibe com orgulho, na galeria da empresa, o “bolinho” dourado da conquista.

É importante frisar que, diferentemente do que se pensa, a bocha não é um esporte para idosos, embora no nosso país seja uma modalidade esportiva mais praticada por quem tem idade acima dos 55 anos.

Itapira já foi uma cidade temida na bocha, mas não é mais. “Veja, o município somente possui canchas com estilo caipira, de areia, e bolas com tamanhos diversos e material de baixa qualidade”, afirmou.

A bocha, porém, é uma modalidade esportiva que possui milhares de adeptos em todo o mundo. O Brasil é tido com uma potência no esporte, em especial na versão paraolímpica.

Bolas fabricadas pela Plastiluc, referência nacional na Bocha

A quadras de Bocha são cobertas e não tem nada a ver com as antigas canchas de areia, como mencionado. Cada equipe entra em campo com seis bolas cada. Há também o bolinho, cujas bolas maiores devem se aproximar deste para marcar a pontuação. Ganha aquela equipe que somar mais pontos (a partir da proximidade da bola maior do bolinho)

Atualmente, a modalidade é praticada em canchas com pisos sintéticos, e com bolas feitas com uma resina especial muito dura, que pode receber motivos e desenhos diversos, não sendo raro que empresas encomendes bolas gravadas com logomarcas.

De acordo com Juliano Varoto, o segredo da qualidade da Plastiluc um padrão que veio se aprimorando ao longo de décadas, sendo guardado a sete chaves.

Para se ter uma ideia de como isso é sério, somente poucas pessoas têm acesso à área de produção propriamente dita da empresa, localizada no bairro Jardim Esmeralda.

“Somos a grande referência nacional, com produtos somente comparados a de uma empresa italiana”, diz Varoto, se referindo à Martel. “Por isso que mantemos com o cuidado máximo todo o nosso desempenho industrial”, observou.

 

FOTOS

1

2

3

 

 

 

 

Compartilhe
error: