Gazeta Itapirense

Em Mogi, vereadores aprovam abertura de ‘CPI da Merenda’

A Câmara Municipal de Mogi Mirim aprovou, em sessão legislativa na noite desta segunda-feira, 23, um requerimento para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a qualidade da merenda servida na rede municipal de ensino, incluindo assuntos relacionados como licitação, pagamentos e controle.

O requerimento foi aprovado por unanimidade, isto é, incluindo a votação favorável da base aliada do prefeito Paulo Silva (PDT) na Câmara Municipal. A CPI terá 90 dias para conclusão dos trabalhos, podendo ser prorrogada por mais 90 dias.

A iniciativa de formar a CPI veio após denúncias de que diversos alimentos utilizados na merenda escolar da rede municipal de ensino de Mogi Mirim estão sem condições de consumo, como arroz, feijão, macarrão, leite em pó e carne.

Tais denúncias vieram a público na semana passada, pelos vereadores Tiago Costa (MDB) e Joelma Franco da Cunha (PTB), que estiveram em diversas unidades escolares e no Banco de Alimentos, local para onde mantimentos impróprios para consumo foram levados. Os vereadores afirmaram que possuem provas de que crianças passaram mal após consumir esses alimentos, como o leite. O vereador Marcos Segatti (PDT) também flagrou alimentos impróprios para consumo dentro de unidades da rede municipal.

O que diz a Prefeitura?

Em nota à imprensa, a Secretaria de Educação de Mogi Mirim admitiu que constatou que alguns alimentos como arroz, feijão e leite em pó da merenda escolar estavam impróprios para o consumo, mesmo estando dentro da data de validade.

“Com isso, os alimentos foram imediatamente trocados e encaminhados ao galpão da secretaria para serem retirados por seus fornecedores, que realizarão a troca para a Prefeitura, frisando que os procedimentos estão dentro das normas da Vigilância Sanitária e que não haverá novos gastos para a municipalidade”, frisou a Administração.

A Secretaria de Educação ressaltou ainda que impediu que alimentos impróprios fossem preparados e servidos às crianças e que todos os procedimentos foram acompanhados pela nutricionista da pasta, Silvia Maria Sozza, e pelo chefe de equipe da merenda, Genivaldo Luiz da Silva.

Com informações do jornal A Comarca de Mogi Mirim

Compartilhe
error: