Duas escolas da rede municipal são premiadas pelo Governo do Estado por desempenho em 2024
As EMEBs “Com. Virgolino de Oliveira” e “Profa. Gilmery Vasconcelos Pereira Ulbricht” foram premiadas pelo Governo do Estado de São Paulo pelos resultados obtidos na alfabetização dos alunos ao longo no ano de 2024.
Na terça-feira, 25, o prefeito Toninho Bellini e a secretária de Educação Regina de Santana Lago Gracini participaram em São Paulo do Prêmio Excelência Educacional, parte do programa Alfabetiza Juntos SP, que reconheceu os esforços das redes municipais que atingiram as metas estabelecidas na avaliação do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) 2024, categoria em que as duas unidades itapirenses foram reconhecidas.
“Felizmente todas as nossas escolas tiveram um bom resultado nas avaliações, mas essas duas se destacaram. Os resultados refletem nosso investimento na Educação de nossas crianças. E eu quero parabenizar a todas as equipes das escolas e da secretaria pelo trabalho desenvolvido”, declarou o prefeito. “É o reconhecimento de todo o trabalho das equipes dessas escolas e também da equipe da nossa secretaria de Educação. É um momento de muita felicidade para todos”, completou a secretária Regina.

Como prêmio, o Governo do Estado de São Paulo irá destinar R$ 100,00 por cada aluno das unidades premiadas para que sejam aplicados em ações que promovam avanços e melhoria na educação. Em 2024 eram 374 alunos na EMEB “Com. Virgolino de Oliveira” e 242 na EMEB “Profa. Gilmery Vasconcelos Pereira Ulbricht”, mas não há previsão de quando o recurso chega ao município.
O evento, que ocorreu no Memorial da América Latina, reuniu o governador Tarcísio de Freitas, o secretário da Educação, Renato Feder; a primeira-dama e presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo, Cristiane Freitas, o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), André do Prado, além de prefeitos e secretários municipais de educação, e representantes das instituições parceiras do Alfabetiza Juntos SP, a Fundação Lemann, Instituto Natura, Associação Bem Comum, Parceiros da Educação e Sesi.
O Prêmio Excelência Educacional tem como critério o Índice de Excelência Educacional (IEE), baseado nos resultados do Saresp. Cada escola tinha uma meta individual, considerando evolução de notas, complexidade da unidade, tamanho, vulnerabilidade social e se integra o regime de ensino em tempo parcial ou integral.
O Alfabetiza Juntos SP é um programa de colaboração entre Estado e municípios para garantir avanços na alfabetização. As prefeituras podem aderir a uma ou mais ações do programa, que incluem a formação de professores, a Avaliação de Fluência Leitora, a distribuição de material didático padronizado e o uso da plataforma de leitura e disponibilização de obras literárias online Elefante Letrado. Itapira fez a adesão a todas.