Gazeta Itapirense

Dr. Pacheco dá nome a novo ‘Centro de Treinamento e Simulação em Anestesia’

A Sociedade de Anestesiologia de Minas Gerais (SAMG) inaugurou no último sábado, 24 de agosto, o novo Centro de Treinamento e Simulação em Anestesia. O espaço foi batizado em homenagem ao médico e fundador do Laboratório Cristália, Dr. Ogari de Castro Pacheco e é o primeiro centro de treinamento próprio da SAMG, que realizava atividades em espaços de faculdades em Belo Horizonte.

Com quatro salas que podem ser utilizadas em sistema de rodízio, com até 50 participantes, o novo Centro de Simulação da SAMG contará com toda a estrutura necessária à realização de workshops e cursos de especialização para profissionais.

O espaço é dedicado ao aprimoramento contínuo da prática clínica, oferecendo tecnologia de ponta e simuladores para proporcionar uma experiência de excelência no aprendizado da Anestesiologia. Entre os treinamentos e workshops programados estão: SAVA (Suporte Avançado de Vida em Anestesia), Monitorização Hemodinâmica, Vias Aéreas, Neuromonitorização, Ventilação, Ultrassom e Monitorização Cardíaca.

De acordo com o presidente da SAMG, Dr. Renato Hebert Guimarães Silva, como o Centro de Treinamento e Simulação disponível na sede da entidade será possível realizar com mais frequência cursos em Anestesiologia, sem custo com aluguéis, sem a necessidade de transporte para materiais e, principalmente, com comodidade e conforto para os associados. “Temos uma parceria de décadas com o Laboratório Cristália, que sempre nos ajudou a construir a nossa história. Agradecemos imensamente à empresa e ao Dr. Ogari Pacheco“, destacou o presidente da SAMG.

Durante a cerimônia de inauguração, Dr. Ogari Pacheco agradeceu a homenagem e presenteou o fundador e membro honorário da SAMG, Dr. Jaci Custódio Jorge, com uma estatueta simbolizando a parceria entre o laboratório e a entidade.  “Dr. Jaci dedicou a vida à anestesiologia, não apenas à prática médica, mas a iniciativas que pudessem trazer mais segurança e conforto a pacientes e profissionais. A SAMG tem mais de 50 anos de atuação e temos muito orgulho em lembrar que ajudamos na criação da entidade”, destacou o fundador do Cristália.

Líder nacional em anestesias e adjuvantes e apoiador permanente da SAMG, o Laboratório Cristália, ao longo de sua história, foi responsável por inovações para a Anestesiologia. Merece destaque a síntese e produção, no Brasil, do dantroleno sódico (Dantrolen), medicamento utilizado para o controle da Síndrome da Hipertermia Maligna, uma complicação rara em Anestesiologia, mas que apresenta alta taxa de letalidade. “Em 1996 doamos os primeiros kits para as regionais da Sociedade Brasileira de Anestesiologia e passamos a comercializar o produto.  Em pouco tempo nosso departamento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação desenvolveu e começou a sintetizar o composto, garantindo o abastecimento para o mercado brasileiro com uma redução significativa do preço. Isso possibilitou que os hospitais brasileiros tivessem o medicamento disponível, a preço justo, e sem depender da produção internacional.”, relembrou Dr. Ogari Pacheco.

Sobre o Cristália:

Fundado há 52 anos, o Laboratório Cristália é um Complexo Industrial Farmacêutico, Farmoquímico, Biotecnológico, de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação 100% brasileiro. É pioneiro na realização da cadeia completa de um medicamento, desde a concepção da molécula até o produto final.  Possui 128 patentes em nível mundial, sendo recordista nacional. Em anestesia e produção de IFAs é líder de mercado na América Latina. O Cristália conta com cerca de 5.000 colaboradores e 10 plantas produtivas. Para mais informações, visite o site: www.cristalia.com.br

Compartilhe
error: