Gazeta Itapirense

Dicas & Opiniões: Melhorar a experiência e vender mais e melhor

Toda vez que se fala em comércio, fala-se em atendimento, em produto de qualidade e o principal, resolver o problema de alguém. Esse problema pode ser, a vontade de se alimentar, uma roupa ou um calçado adequado para uma atividade, um serviço que facilite a atividade do outro, ou seja, melhorar a vida do próximo e que ao mesmo tempo gere bons resultados financeiros, para que mantenha sua empresa, seus funcionários e seu modo de vida.

Para conseguir solucionar as necessidades, fique atento ao que os clientes comentam e pensam sobre seu produto ou serviço. É muito importante entender o que eles pensam do que você informa ou considera do seu produto/serviço.

É preciso ter em mente que os clientes não compram produtos, nem compram serviços, eles compram RESULTADOS, o que os itens oferecem e o seu resultado final. Leia o início do texto e reflita, sempre é necessário procurar solucionar as dores do seu cliente.

Na trajetória de sua empresa, fuja de competir por preço com outras empresas, se cair nessa linha, um dia perceberá que qualquer produto ou serviço mais barato que o seu o substitui, pois você não tem diferencial para manter seu cliente cativo.

Agora, há uma frase que gosto: “Vender não é o final – é o começo de um processo”. Sabe por quê? Bem, toda compra é um investimento para o cliente e ele se torna feliz, quando seu investimento tem retorno. E se tiver um retorno, começa, então, uma relação e poderá ter muitos outros investimentos direcionados para sua empresa.

Assim, todos os clientes buscam segurança na hora da compra. É a melhor opção? É o melhor preço? Vai funcionar para mim? Já ouviu comentários que há marcas que se vendem sozinhas? Sim, elas existem é não são poucas, são aquelas que o consumidor já conhece, já comprou e reconhece seu valor.

Lembre-se, se conseguir atingir seu cliente em sua necessidade e você vender um item, poderá vender 10 e conseguindo, poderá vender 100, pois todos gostam de compartilhar as soluções positivas.

Um fato comprovado e que precisa ser avaliado, são os descontos, geralmente, só atraem clientes que querem descontos, ou seja, clientes que compram uma vez e saem procurando outros fornecedores, sem criar relacionamento. E quase sempre, quando se concede descontos muito altos, tira-se a faixa de lucratividade e isso não contribui com a manutenção da empresa, nem dos empregos a sua volta. Olhando por esse ângulo é necessário avaliar muito bem a função das promoções e o que se deseja conseguir com essa ação.

Ao vender uma mercadoria que traz retorno ao cliente, cria-se uma relação de confiança e saiba que o cliente confia mais em sua palavra que nele mesmo, na hora de realizar uma compra. Por isso, a necessidade de se diferenciar, para que sua proposta tenha significado e seu cliente entenda e confie em você. Procure sempre oferecer o que realmente o cliente precisa, seja a solução para alguém, chegará o momento em que eles virão pedir sua opinião ou melhor praticamente dirão para que você resolva por eles.

Deixo aqui uma pergunta: você acredita tanto em seu produto ou em seu serviço, que seu cliente deixaria você escolher por ele?

Envie-me sua resposta. Boa semana!

Nelson Theodoro
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