Dia D de vacinação teve boa adesão em Itapira
Realizado no último sábado, o Dia D para atualização das carteirinhas de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos teve boa adesão, mas a cobertura segue abaixo do esperado no município.
“Tivemos o comparecimento de 1.479 pessoas e destas 605 tomaram alguma vacina que estava em atraso. Essas 1.479 crianças e adolescentes correspondem a 13,3% de nosso público alvo nessa faixa etária de 0 a 14 anos (11.089) e muitas ainda precisam comparecer ao posto para atualizar a carteirinha”, avaliou Josemary Apolinário, responsável pela Vigilância Epidemiológica do município.
A Campanha de Multivacinação tem como objetivo checar as carteiras de vacinação de todas as crianças e adolescentes de até 15 anos de idade para ver quais imunizações estão atrasadas ou necessitam de reforço. Para isso, pais e responsáveis devem levá-los a sua Unidade Básica de Saúde de referência junto com a carteirinha. “Os que porventura não possuem a carteirinha podem ir até a unidade para obter espelho da carteirinha”, completou Josemary.
A campanha vai oferecer imunizantes de poliomielite, meningocócica C conjugada, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela, pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas pelo hemófilo b), varicela, HPV (entre 9 e 14 anos de idade), BCG (tuberculose) e Covid-19.
O nível de cobertura considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde é de 90%. Em Itapira, neste último quadrimestre de 2023 (maio a agosto), os percentuais de cobertura em crianças menores de um ano ficaram muito abaixo da meta nacional, especialmente das vacinas Pentavalente (56,95%), Rotavírus (51,86%), VIP (57,97%), Pneumo 10 (52,2%), Meningo C (57,29%), Tríplice Viral (56,27%) e Febre Amarela (63,05%).