Gazeta Itapirense

Depois do rosa, agora é a vez do ipê branco embelezar a cidade

Há cerca de três meses nossa reportagem flagrou pela cidade o lindo cenário criado em virtude das flores do ipê rosa. Pois bem, agora são os ipês brancos que estão encantando a população.

O período seco antecipado com baixa umidade do ar em nossa região vem favorecendo a ocorrência de um dos eventos mais belos da natureza brasileira, a floração dos ipês. Essas árvores têm diferentes cores, roxo, rosa, branco e o mais marcante o amarelo segundo o biólogo e diretor da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), Anderson Martelli. O ipê, indiferente da cor, é uma árvore de porte médio e grande e sua floração favorece a reprodução da espécie.

Sua floração pode variar entre as espécies, sendo: junho e julho: ipê-roxo; julho e agosto: ipê-amarelo; fim de agosto e setembro: ipê-rosa; setembro: ipê-branco e ipê amarelo.

“Porém, nem sempre a florada dos ipês segue exatamente estas datas, pois sofre a influência do clima e isso é determinante para que as árvores entrem em período de reprodução antecipada, como vem ocorrendo com o ipê branco onde Itapira vem sendo privilegiada”, explicou Martelli.

Nas descida da APAE e da escola SESI há vários exemplares

Essas espécies são muitos utilizadas no paisagismo urbano, por sua exuberante beleza. No período que antecede a floração, as folhas caem e surgem no ápice dos ramos magníficas panículas com numerosas flores tubulosas, de coloração chamativas, perfumadas e atrativas para abelhas e pássaros favorecendo a fauna local.

Essas espécies são bastantes ornamentais pela coloração intensa, sendo muito utilizada em praças, jardins públicos e na arborização de ruas, avenidas, estradas e também em recomposição de mata ciliar. Segundo Martelli, em um levantamento rápido, a SAMA em suas ações de plantio e educação ambiental foram plantadas aproximadamente 126 unidades de ipês em 2023 até a presente data.

Apesar de ser indicada para arborização urbana, esta árvore não é recomendada para o uso em calçadas estreitas, em locais com fiação aérea e ausência de recuo predial, isto porque a espécie pode atingir na fase adulta até 20 metros de altura com o raio da copa variando em torno de 7 a 10 metros.

Podemos observar os ipês brancos floridos e embelezando nossa cidade sendo favorecidos pelo período de inverno e baixa umidade do ar. Em Itapira, encontramos as exuberantes espécies de todas as cores no Parque Juca Mulato, rodoviária, Av. Lions Club, de frente à APAE na Rua Jocob Audi e em diversos outros pontos, reforçando que devemos preservar as unidades existentes por todos os benefícios ambientais que proporcionam.

Compartilhe
error: