Gazeta Itapirense

Defesa Civil lida com até 8 ocorrências de incêndios num mesmo dia

“Não está sendo fácil”. Foi dessa forma que o coordenador da Defesa Civil de Itapira, Ronaldo Silva, reagiu à pergunta a ele dirigida de como contornar uma situação onde o grupamento tem que lidar com até 8 ocorrências quase que simultâneas de incêndios, como ocorreu na segunda-feira, varando a madrugada de terça (27).

O coordenador disse que foi um dia atípico e que serviu para testar a resiliência de seus comandados. “Um tipo de situação que pode se tornar mais recorrente daqui para frente”, disse, ao mencionar as consequências da falta de chuvas e também da baixa unidade do ar, fatores, os quais, segundo Ronaldo, representam uma combinação explosiva neste período do ano.

Das oito ocorrências atendidas neste começo de semana, três foram na zona rural e cinco na área urbana. A que deu mais trabalho foi nas imediações do local conhecido como 2 Pontes, que demandou cerca de 4 horas para conter o incêndio. “Foi uma ocorrência que deixou como saldo muita mata ciliar destruída pelo fogo e que chegou a ameaçar propriedades existentes nas imediações”, lamentou.

Ronaldo citou ocorrências registradas também no bairro do Brumado e perto das instalações do Laboratório Cristália, na SP- 147 (Lindoia-Itapira). As ocorrências na zona urbana, embora de menor potencial do que aquelas controladas na zona rural, geraram mais comentários por causa das nuvens de fumaça que acabam, inevitavelmente, frequentando as redes sociais.

 

Chuva

 

Segundo a meteorologia, a poderosa massa de ar polar que se desloca a partir do sul do continente, pode trazer alguma chuva nas próximas horas. A última vez que choveu com mais intensidade em Itapira foi no dia 11 de junho, com 15,4 mm.  De lá para cá, um ou dois chuvisqueiros e mais nada. Julho caminha para seu final com registro quase zero de chuva.

 

Compartilhe
error: