Crônica: Reflexões ao ovo quebrado, por Rodrigo Alves de Carvalho
Quando éramos crianças, ouvíamos ou assistíamos desenhos com historinhas de galinhas que botavam ovos de ouro.
Tinha a fábula do casal que possuía uma galinha que botava um ovo de ouro todo dia, mas após ficarem ricos, decidiram matar e abrir a galinha para retirar todos os ovos de uma vez, porém, constataram que não havia ovo nenhum no interior da finada galinácea.
Outra história é do “João e o Pé de Feijão”, onde um gigante que morava nas nuvens possuía uma galinha que botava ovos de ouro. No final da história, o João consegue “salvar” a galinha e ele e sua família viveram felizes e ricos para sempre.
Realmente, se analisarmos bem, o ovo sempre teve essa estreita relação com algo valoroso ou importante no decorrer de nossa história, seja através de conceitos ficcionais ou em fatos concretos de nosso dia a dia.
O ovo é protagonista de outras crendices, mitos e lendas, como o coelho da páscoa que é o responsável pelos ovos de chocolate; na Idade Média, algumas pessoas acreditavam que o mundo surgiu dentro da casca de um ovo; na mitologia chinesa, um ovo se quebrou e formou um deus chamado Pan Ku, que deu origem ao Universo e até os romanos acreditavam que o Universo tinha a forma oval.
Sem contar as expressões e ditos populares como o “ovo de Colombo”, “pelo em ovo”, “pisar em ovos” e “babar ovo”, entre outros.
Além de suas atribuições históricas e mitológicas, o ovo também tem sua finalidade humilhadora, como por exemplo, sermos alvejado por um ovo na cabeça por alguém descontente com nossa presença, apresentação ou oratória. Pior que ser atingido por uma ovada na cabeça, é ser atingido por ovo choco na cabeça.
E não podemos deixar de mencionar, o suprassumo da relação galinha/ovo, com o clássico e enigmático questionamento de quem teria vindo primeiro, o ovo ou a galinha.
Realmente, as atribuições do ovo para a humanidade são infinitas e importantes. E olha que ainda não mencionamos talvez, a principal finalidade desta célula gigante, que é a gastronomia.
Ovo frito, ovo cozido, ovos mexidos, omelete, ovos Beneditinos, ovo poché, ovos gratinados, ovos recheados, ovos nevados etc., além dos pratos que levam o ovo como um dos ingredientes principais como Moqueca de ovos, salada de ovo, vários tipos de bolos e doces e o meu principal: pão com ovo.
Enfim, acho que deu para todos entenderem a importância e o protagonismo que o ovo tem tido desde os primórdios da humanidade.
Desta feita, encerro minhas reflexões, após ter deixado cair ao chão, o único ovo que tinha na geladeira, quando fui preparar meu ovo frito para rechear um pão.
Agora, terei que esperar o pagamento de meu salário na empresa, no início do próximo mês, para poder comprar outro ovo.
Por Rodrigo Alves de Carvalho