Cristália lança primeiro simulador de anestesia raquidiana do mundo
Necessária à realização de diversas cirurgias, como parto cesáreo e vaginal, cirurgias de parede abdominal inferior, ortopédicas de membro inferior, varizes, entre outras, a Raquianestesia (anestesia raquidiana) é a modalidade anestésica mais utilizada no País.
Para treinar e capacitar médicos anestesiologistas e estudantes para a aplicação da modalidade, o laboratório Cristália, líder nacional em anestesias, acaba de lançar o primeiro Simulador de Treinamento de Raquianestesia do mundo. A tecnologia foi apresentada à comunidade médica durante o 68° Congresso Brasileiro de Anestesiologia, realizado em novembro, em João Pessoa.
De acordo com a Dra. Flávia Tescari, Gerente Médica do Cristália, a inovação criada pelo laboratório traz uma metodologia inovadora desenvolvida para o treinamento técnico da Raquianestesia. “Esta aprendizagem, por meio da prática de exercícios que retratam as situações do cotidiano do anestesiologista com alto grau de realidade em um ambiente seguro, permite discussões científicas a respeito do tema e o aprimoramento de habilidades e atitudes relacionadas à prática profissional”, explica a médica, acrescentando que o laboratório já deu entrada no pedido de patente do modelo simulador para anestesia.
Desenvolvido ao longo de dois anos de pesquisa, com parceiro tecnológico referência em simulação para a saúde, o Simulador de Treinamento de Raquianestesia usa tecnologia responsiva e consegue mimetizar as respostas do organismo humano em tempo real, permitindo que o desfecho do procedimento em treinamento seja fielmente reproduzido.
Um sistema de sensoriamento embutido entre o modelo físico e a injeção de anestesia raquidiana, tanto na região lombar como na torácica, junto com um software na seringa e na agulha, permitem a comunicação e a interpretação de dados, fornecendo orientações para a realização do procedimento.
De acordo com a Dra. Flávia Tescari, embora as intercorrências graves na aplicação da Raquianestesia sejam raras, o treinamento com o simulador permitirá ainda mais segurança para médicos e pacientes. “Esta tecnologia possibilitará não somente a simulação realística do procedimento raquianestesia, mas também proporcionará o raciocínio e discussão do uso dos anestésicos, técnicas empregadas e falhas do procedimento”, explica a especialista.
O simulador está em fase de aprimoramento e o Cristália convidou anestesiologistas a testar e sugerir melhorias para que a prática seja a mais próxima da realidade desses profissionais. “Este pré-lançamento é mais uma inovação do Cristália reafirmando o compromisso da empresa em investir em educação médica continuada. O próximo passo é lançar, no início de 2024, a versão final com as sugestões implementadas”, diz Marcelo Sturaro, Gerente de Relações Médicas do Cristália.
Não é a primeira vez que o Cristália lança uma tecnologia inovadora focada em educação e treinamento de habilidades para procedimentos médicos. Em 2017, foi lançado o Drylab, simulador de realidade virtual que reproduz aparelhos oftalmológicos utilizados em cirurgias de catarata e procedimentos cirúrgicos de retina.
Sobre o Cristália
Fundado há 51 anos, o Laboratório Cristália é um Complexo Industrial Farmacêutico, Farmoquímico, Biotecnológico, de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação 100% brasileiro. É pioneiro na realização da cadeia completa de um medicamento, desde a concepção da molécula até o produto final. Possui 127 patentes em nível mundial, sendo recordista nacional. Em anestesia e produção de IFAs é líder de mercado na América Latina. O Cristália conta com cerca de 5.000 colaboradores e 10 plantas produtivas. Para mais informações, visite o site: www.cristalia.com.br.
Fonte: Laboratório Cristália