Gazeta Itapirense

Convenção de Vendas da Nogueira trouxe nomes de destaque do agronegócio

Na última semana a Convenção de Vendas da Nogueira Máquinas Agrícolas (empresa do Grupo NB) trouxe para Itapira nomes de destaque do agronegócio brasileiro.

A sexta-feira, 15, foi marcada por palestras ministradas por empresários e profissionais que atuam em grandes empresas, agricultores e centros de pesquisas.

Estiveram presentes representantes da Embrapa Gado de Leite, Agroceres Sementes, Pioner Sementes, Fazenda Colorado (leite Xandô), Marcelo Moraes (GEA Ordenhadeira), e os professores João Ricardo (Universidade Federal do Paraná) e Marcos Neves (Universidade Federal de Lavras).

As palestras tiveram como foco principal a cadeia produtiva do leite e os debates se concentraram desde o plantio, colheita e comercialização do produto final.

Rei da Alfafa

Entre os escolhidos para contar um pouco de sua história de vida dentro do agronegócio estava Ademir Honda, considerado o ‘Rei da Alfafa’ brasileiro.

Conversamos com ele após sua palestra para saber um pouco da trajetória de sucesso e dedicação que o levaram a ser uma referência quando o assunto é o plantio de alfafa em solo brasileiro.

Natural de Cambará, no Paraná, seo Ademir tomou gosto pela cultura quando era criança, ao lado do pai que já plantava esta excelente fonte de proteínas, vitaminas, e minerais para bovinos, equinos e caprinos.

Agricultor Ademir Honda acredita no crescimento da alfafa em solo brasileiro

“Em 1980 fui estudar agronomia em Piracicaba (Eslaq/USP) e me especializei ainda mais no cultivo da alfafa. Estudei muito e cheguei a lançar o livro ‘Cultura da alfafa’. Ainda trabalhei por 11 anos na iniciativa privada, mas depois decidi voltar e trabalhar com seu plantio”, lembrou o agricultor.

Ele frisou que no Brasil o cultivo da alfafa ainda é muito pequeno, principalmente em relação às grandes lavouras como soja e milho, por exemplo: “falta interesse de todo o setor para que esta cultura cresça no país. Para se ter uma ideia, plantamos 8 mil hectares no Brasil, enquanto que na Argentina são 4 milhões de hectares cultivados”.

Para Ademir Honda o que falta é investimento das “empresas de sementes, máquinas e também pesquisa por parte da Embrapa”.

“A alfafa é considerada a ‘Rainha das Forrageiras’, é muito nutritiva, um alimento completo. Tenho certeza que com o tempo os produtores brasileiros e toda a cadeia produtiva irão descobrir os incontáveis benefícios desta cultura”, pontuou Ademir Honda.

Hoje Ademir Honda produz mais de 5 % de toda a alfafa brasileira em duas propriedades rurais, uma em Paracatu para atender os produtores do norte de Minas Gerais e outra em Castro, no Paraná, que atende Santa Catarina, São Paulo, sul de Minas Gerais e outras regiões mais próximas.

Compartilhe
error: