Gazeta Itapirense

Conselho vai combater e prevenir o uso de drogas

O COMAD (Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas) foi reativado pela Administração Toninho Bellini. Sem atuação desde 2019, o grupo tem como principal objetivo planejar, discutir e sugerir ações e políticas públicas voltadas para a prevenção e combate do uso de drogas para diferentes grupos da sociedade.

Ainda no ano passado, membros da Prefeitura e representantes de diversos segmentos voltados ao atendimento de dependentes químicos deram início aos diálogos para elaborar estratégias para a situação do município.

“E uma das primeiras ações foi a reativação do COMAD, que é muito importante porque a gente passa a contar com o envolvimento da sociedade civil e as entidades privadas para que possamos discutir juntos essa problemática”, explicou a Secretária de Promoção Social Regina Ramil.

A partir desse momento foram feitos chamamentos para representantes da sociedade civil, prestadores de serviço e segmentos do Poder Público para que fosse feita uma nova composição.

Na posse realizada na manhã de hoje, o vice-prefeito Mário da Fonseca destacou a importância do colegiado. “Esse é um problema muito sério e que o Poder Público infelizmente não consegue enfrentar sozinho. Por isso a importância de ter a sociedade civil junto com a gente, nos ajudando a pensar nas melhores ações”, disse.

A Mesa Diretora do conselho foi eleita e está composta pelo presidente Mauricio Landre, pela vice Paula Marcia Antônio, 1ª Secretaria Lalesca Armany e 2ª Secretaria Andreia Madruga.

Landre também fez uso da palavra durante a solenidade e falou sobre a necessidade da sociedade mudar o olhar frente à questão da dependência química, para que as pessoas que enfrentam o problema passem a ser enxergadas como quem precisa de ajuda. Para isso, ele sugeriu dar início a discussões, ações de prevenção na cidade e também analisar as questões legais que envolvem o atendimento a esse público alvo.

“É um passo muito importante que demos e agora iremos dar seguimento ao planejamento de ações”, finalizou Regina Ramil.

Compartilhe
error: