Gazeta Itapirense

Conseg inicia processo eleitoral e reforça participação popular

Durante sua reunião mensal ocorrida nesta quinta-feira, 27, na ACEI (Associação Comercial e Empresarial de Itapira) o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) debateu, além da pauta voltada para a segurança pública da cidade, o início do processo eleitoral bianual.

A expectativa é de que com o início do processo eleitoral haja o aumento da participação popular

O Conseg é uma entidade composta por cidadãos voluntários que atuam como elo entre a comunidade e as forças de segurança pública, promovendo a troca de informações e buscando soluções conjuntas para os desafios locais.

Os moradores interessados em integrar o Conseg podem participar das reuniões mensais, que funcionam como um canal aberto para relatar preocupações, sugerir melhorias e dialogar diretamente com autoridades policiais e representantes do poder público.
Além disso, o Conseg incentiva e auxilia na implementação do programa ‘Vizinhança Solidária’, que é baseado na cooperação entre vizinhos para aumentar a segurança do bairro por meio da vigilância comunitária e do fortalecimento dos laços sociais.

O delegado Roger Silveira destacou a importância do projeto que serve de canal entre a população e as formas de segurança da cidade: “A Vizinhança Solidária incentiva moradores a se unirem para observar e reportar situações suspeitas à Polícia Civil e Militar. Com um canal direto às forças de segurança, ruas e bairros se protegem de forma colaborativa. Já adotado com sucesso em outras cidades, o projeto tem ajudado a reduzir a criminalidade e fortalecer a parceria entre população e polícia. Interessados podem procurar o Conseg para mais informações sobre a implantação”.

Reuniu tratou de assuntos relacionados à segurança da cidade e eleições no Conseg (Foto: Divulgação)

Processo eleitoral

O período de inscrição para ser membro efetivo do Conseg começou em 09 de janeiro e termina nesta sexta-feira, 28. A ficha para preenchimento e posterior adesão à entidade pode ser requisitada na Delegacia de Polícia ou na sede da Polícia Militar.

Uma vez membro do Conseg qualquer cidadão pode montar uma chapa com no mínimo cinco integrantes e concorrer à eleição.

A inscrição das chapas vai até o dia 20 de março e a eleição acontece em 16 de abril em todo o estado de São Paulo.
Com o início do processo eleitoral, o Conseg reforça a importância da participação ativa da sociedade na construção de um ambiente mais seguro e harmonioso para todos.

Delegado Roger Silveira aposta no projeto ‘Vizinhança Solidária’

 

Compartilhe
error: