Gazeta Itapirense

Confira dicas de como avaliar um carro seminovo para começar 2022 motorizado

A partir de janeiro, a redução do ICMS deverá favorecer o mercado automotivo e impulsionar a venda de usados e seminovos

Com a escassez dos automóveis zero quilômetro no mercado e consequentemente com o aumento do valor do veículo no mercado nacional provocou um desequilíbrio no setor automotivo. Em virtude disso, o governo do Estado de São Paulo anunciou que a partir de janeiro de 2022 a taxa do ICMS – Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços – vai reduzir de 3,9% para 1,8%. A iniciativa tem por objetivo alavancar as vendas de usados e seminovos, já que, com menos imposto, a tendência a reverberar para o diminuição do preço para o consumidor

Entretanto, algumas dicas podem auxiliar quem vai aproveitar este momento, já que podem surgir algumas dúvidas na hora da compra. “Atualmente, os seminovos representam uma ótima alternativa para quem deseja adquirir um carro. Além de ser possível ter acesso a maior variedade de opções, o seminovo traz algumas vantagens ao consumidor, tais como retirada imediata do veículo e maior capacidade de negociação. No entanto, é necessário estar atento para não ter surpresas no pós-compra’’, diz Daniel Abbud, fundador e CEO da Dryve, plataforma digital que por meio da sua rede exclusiva de agentes autorizados oferece produtos e soluções automotivas ao cliente final.

Pensando em auxiliar quem quer começar 2022 com um seminovo, o executivo separou as principais dicas para evitar erros durante a escolha. Veja abaixo:

Mapeie o mercado

No momento da compra, o ideal é começar o processo com um mapeamento de mercado. Trace quais são as suas necessidades com o veículo e pesquise as marcas que irão ajudar a supri-las, considerando o custo versus benefício. Após chegar em um consenso, é fundamental ir à procura dos modelos com menor índice de reclamações. Aqui, uma boa dica é também analisar automóveis utilizados por taxistas e frotistas, visto que costumam ser opções mais econômicas e de fácil manutenção, além de evitar os carros que já estão fora de linha, já que as peças e mão de obra são restritos.

Realize a compra em um ambiente seguro

Para escolha do automóvel, uma ótima sugestão é consultar aplicativos do setor, pois além de reunir uma grande variedade de modelos em um único local, essas plataformas também usam a tecnologia a favor do consumidor. Por meio de profissionais especializados e autorizados, é possível identificar melhores formas de pagamento e os serviços necessários para o veículo, além de detectar falsos anúncios, resultando em ganho de tempo e melhor jornada de compra para o usuário.

Coloque tudo na ponta do lápis
Antes de fechar o negócio, reflita sobre o quanto ele realmente custará para você. Além do valor da compra, também é preciso calcular seguro, IPVA e gastos com os reparos necessários no veículo.

Invista no test-drive

O test-drive é a oportunidade de conferir os principais detalhes de um carro. É, portanto, a chance de avaliar a quilometragem e as condições de motor, assim como a marcha. Dicas: não esqueça de aumentar um pouco a velocidade do automóvel durante a direção, fazer frenagens bruscas e observar possíveis barulhos.

 

SOBRE A DRYVE  

A startup Dryve é uma plataforma digital que por meio da sua rede exclusiva de agentes autorizados oferece produtos e soluções automotivas ao cliente final. Ao todo, a ferramenta reúne em um só lugar mais de 1,5 milhão de anúncios de automóveis usados de todas as plataformas do Brasil. São mais de 2.300 agentes autorizados que prestam suporte aos clientes na negociação de compra e venda e na indicação de serviços que auxiliam no cuidado da vida útil de veículos seminovos e usados. O potencial tecnológico de uma sofisticada combinação de algoritmos proporciona velocidade e precisão nas propostas de financiamento ao cliente, sugerindo a instituição financeira que mais se adequa ao momento econômico do comprador, com valores e taxas atraentes.

Compartilhe
error: